2017
-
Sul
Grupo Bem Estar

INTRODUÇÃO

Reunir as idosas das áreas visitadas pelas ACS da ESF Zona Norte, para um grupo de convivência e realização de artesanatos, visando a prevenção e promoção de saúde com a diminuição de uso de antidepressivos e facilitando a troca de experiências e informações. Desta forma em um período da tarde, elas se reúnem para passar um tempo descontraído e sem os problemas do cotidiano. Além disto, o material produzido é doado ao grupo de gestante do município, instituições como asilo e creche, assim como os recém nascidos da unidade.

OBJETIVOS

Grande número de usuários buscando a unidade de saúde para consulta médica por solidão, tendo potencial para artesanatos, assim como para multiplicadores.

Fazer as usuárias sentir-se uteis e valorizadas, mesmo com pequenas ações individuais que se tornam grandes ações para a comunidade.

PÚBLICO-ALVO

Idosos do sexo feminino.

DIVULGAÇÃO

Visitas domiciliares periódicas realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde.

ATIVIDADES

Descreva resumidamente como eram as atividades realizadas

As usuárias idosas se reúnem quinzenalmente em um período de três de horas. São confeccionados roupinhas, sapatinhos e mantinhas para bebês confeccionadas em tricot, crochê, além de toalhinhas bordadas em ponto de cruz. Para o asilo local é confeccionado manta (para pescoço), sapato e meias de lã e cobertas confeccionadas em tricot e crochê.

Durante este período de confecção realizam-se rodas de conversa com chá, pipoca, bolachas e bolos.

As participantes do grupo por vezes levam material para casa para concluir trabalhos e produzir quadrados de tricot para cobertas.

EQUIPE

3 Agentes Comunitárias de Saúde.

EQUIPAMENTO

Salão anexo à ESF Zona Norte;

Material artesanato: Lã, toalhas pequenas, TNT colorido, agulha crochê, fita mimosa, botão, fita métrica, sabonete.

Lanche para o grupo: Mistura para bolo pronto, chá, maçã seca, suco diet, bolacha, goiabada, copo plástico.

RECURSOS FINANCEIROS

Em média é utilizado R$ 800,00 ao ano, são realizados 24 grupos ao ano (quinzenal) com gasto médio de R$ 33,33 por grupo.

RESULTADOS

Aumento da auto estima, melhora na convivência, união entre as usuárias. Momentos de conversas e descontração observados entre as mesmas. Além dos trabalhos realizados beneficiando a comunidade.

Ficha técnica


Município: 
Pinheiro Machado

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal



Coordenação da experiência: 
Taize Garcia Cardoso

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
05332482197



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br