2017
-
Sul
Envelhecimento e qualidade de vida

INTRODUÇÃO

Devido ao grande número de idosos que tem aumentado nos últimos anos a Secretaria Municipal de Saúde de Guaporé se preocupa não somente com a longevidade, mais com a boa qualidade de vida desses idosos. A qualidade de vida no envelhecimento é importante para que se tenha uma velhice bem-sucedida, pois ela vai proporcionar ao idoso um envelhecimento mais saudável e feliz. Os grupos de convivência são importantes nesse processo, pois buscam compensar o vazio social tornando-se um espaço de apoio para a superação das dificuldades e para promoção da qualidade de vida. A saúde preventiva possui uma importante relação com a qualidade de vida.

OBJETIVOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaporé tem como objetivo acompanhar o processo do envelhecimento através de ações educativas de saúde voltadas para melhora da qualidade de vida e um conjunto de ações que podem contribuir de maneira considerável para o bem-estar desses idosos. A programação das atividades foi realizada por profissionais tais como educador físico, nutricionista, enfermeiro, dentista, médico, psicólogo e outros. O encontro mensal além de proporcionar um ambiente de lazer e descontração busca o conhecimento, brincadeiras, dinâmicas e mais saúde para a população idosa.  As metas para o desenvolvimento da experiência são qualidade de vida para a terceira idade, promoção e prevenção na saúde, bem-estar físico, mental e social desses idosos. 

PÚBLICO-ALVO

São idosos acima de 60 anos, dependentes, constituído por 60% mulheres e 40% homens, são portadores de doenças crônicas.

DIVULGAÇÃO

O Secretário da Saúde Adalberto João Bastian se preocupa não somente com a longevidade, mas com a boa qualidade de vida desses idosos. Com esse motivo foi feito uma parceria com a coordenação do Centro de Convivência do Idoso. 

ATIVIDADES

O tema abordado no primeiro encontro foi sobre alimentos que ajudam a ativar a memória o raciocínio e a concentração. Foi feito uma dinâmica com o grupo. Essa dinâmica era a dança da cadeira. Foram colocadas as cadeiras em círculo, sendo que o número de assentos era menor do que o de participantes. Enquanto a música tocava, todos os jogadores dançaram em volta das cadeiras. Quando a música parava, cada um tentava ocupar um lugar. A pessoa que ficava de fora pescava uma pergunta e respondia se aquele alimento era bom ou ruim para a memória e concentração.   No final desse encontro foi passado um vídeo ilustrativo do trem das frutas onde cada vagão tinha uma fruta. Eles tinham que memorizar a fruta e depois falar qual fruta era por primeiro, qual fruta era por segundo e assim por diante. Nessa dinâmica foi treinado a memória e concentração desses idosos.

No segundo encontro foi abortado sobre quais os alimentos que ajudam a fortalecer os ossos e a prevenir a osteoporose. Eles se reuniram em 03 grupos. Nesses grupos foram espalhadas figuras de alimentos que são bons e ruins para a saúde dos ossos. Os participantes pintaram com lápis de cor cada figura ilustrada e depois recortaram e colaram na pirâmide. Na base da pirâmide constava a classificação os alimentos ricos em cálcio, magnésio, fosforo, boro, vitamina D e vitamina K. Esses minerais são essenciais para fortalecer os ossos e a prevenir a osteopenia e osteoporose. Estão presentes nos alimentos de folhas verdes escuras, gergelim, peixes, abobora, abacate, banana, ovo caipira e outros. No topo da pirâmide foram classificados alimentos que prejudicam a saúde dos ossos como os alimentos ácidos, excesso de açúcar, excesso de sal, alimentos refinados e outros. 

O terceiro encontro contou com a participação da dentista onde foi explicado sobre higienização correta dos dentes.

No quarto encontro participou a técnica de enfermagem fazendo a medição da pressão arterial e teste de glicemia. Esse teste foi feito para prevenção de hipertensão e Diabetes nos idosos.

No quinto encontro as nutricionistas fizeram a avaliação antropométrica de cada idoso e os classificaram conforme Índice Massa Corporal. Também foi feita a circunferência da cintura para classificação de risco cardiovascular. 

No sexto encontro vai ter participação do médico e da psicologa.

EQUIPE

02 nutricionistas - Educação nutricional.

01 educadora física: Atividade física.

01 enfermeira: Verificação da pressão arterial e teste HGT.

01 dentista: Higenização e cuidados com os dentes.

01 técnica de enfermagem - Verificação da pressão arterial e teste HGT

No próximo mês vai ter a participação do médico e da psicóloga.

EQUIPAMENTOS

Foi utilizado 01 data show.

02 cartazes para a piramide.

01 esfigmomanômetro.

80 fitas para o HGT.

50 folhas com desenhos para colorir.

RECURSOS FINANCEIROS

Não teve custos. Esses materiais estão disponíveis na secretária da saúde.

RESULTADOS

Os resultados observados depois do início do projeto envelhecimento e qualidade de vida foi a melhora na qualidade de vida desses idosos. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. Uma alimentação balanceada de micronutrientes, a prática de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.

Ficha técnica


Município: 
Guaporé

Instituição Responsável: 
Secretária Municipal Da Saúde de Guaporé


Parceiros: 
Grupo de idoso Alegria de Viver e Grupo de idoso Paz e Amor

Coordenação da experiência: 
Adalberto João Bastian.

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(54) 3443-4280



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br