2017
-
Nordeste
Classificação de risco dos idosos da Unidade de Saúde Itapema

INTRODUÇÃO

Segundo nossos dados, o Município de Itapoá conta com cerca de 3.981 idosos, sendo que 971 pertencem a unidade básica de Itapema do Norte.
 Com base na grande demanda de idosos que utilizam a unidade, e a falta de projetos voltados para essa faixa etária no município, foi criado o projeto afim de avaliar a qualidade de vida para que futuramente possam ser introduzidas ações para a promoção da saúde.

OBJETIVOS

Através da consulta de enfermagem e o preenchimento do prontuário especifico para o idoso fazer a avaliação Física e nutricional, conhecer as habilidades Funcionais e atividades de vida pratica bem como fazer a avaliação Social. para que possa ser desenvolvidas ações especificas para os principais problemas levantados. 

PÚBLICO-ALVO

Todos os idosos.

DIVULGAÇÃO

Através dos agentes comunitarios de saude da unidade

ATIVIDADES

O projeto se desenvolve da seguinte forma: Através das Agentes Comunitárias de Saúde ( A.C.Ss) é enviado convite para cada idoso cadastrado por área, o idoso vem a unidade com horário marcado para consulta com a enfermeira, que apresenta o questionário para que o mesmo responda, após todos seus dados serem preenchidos o idoso recebe uma carteirinha também elaborada pela equipe onde contém informações pessoais, medicamentos utilizados, controle de HGT além de calendário vacinal, após a entrevista e esclarecimentos o idoso é direcionado a sala de vacina onde a vacinadora se certificará de que está tudo em ordem e fará as vacinas necessárias, garantindo assim que toda esta população atendida na unidade esteja imunizada contra as principais doenças. 

RESULTADOS

O projeto aindaq está em desenvolvimento.

Ficha técnica


Município: 
itapoa

Instituição Responsável: 
unidade de saude itapema do norte


Parceiros: 
Nasf

Coordenação da experiência: 
daiane sobczack da silva

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
04734431121



Categoria da Experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br