2017
-
Sudeste
Benefício das danças circulares com idosos na Academia da saúde

INTRODUÇÃO

De acordo com Both et al. (2011), o progresso da expectativa de vida da população idosa constitui-se um triunfo para a sociedade. Diante dessa situação, torna-se imprescindível um maior esclarecimento acerca de ações específicas para esta população, com o objetivo de executar medidas que visem cooperar para a promoção e o resguardo da capacidade funcional desse grupo populacional. Um dos meios para manter o idoso incluso na sociedade, de forma livre e independente são os grupos da terceira idade. As tarefas em grupos é uma forma de mantê-los ativos e evitar, por conseguinte, a solidão. No Brasil, a política nacional de saúde da pessoa idosa (PNSPI) apresenta como finalidade crucial a promoção a independência e manutenção da autonomia da população idosa, oportunizando atividades coletivas e individuais de saúde para este fim, em conformidade com as diretrizes que propõe que o envelhecimento deve ser de forma ativa e saudável, livre de qualquer submissão funcional (BRASIL, 2006). Nesse sentido, compreende-se que as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) apresentam novas condutas de aprender e praticar ações relacionadas à saúde, tendo em vista que essas práticas se destacam por sua linguagem singular e própria que no total confrontam a visão extremamente biológica da saúde (TELESI JÚNIOR, 2016).

OBJETIVOS

A dança circular vem sendo um mecanismo de sensibilização, socialização e resgate de princípios humanos. A comunicação entre os grupos é instigada através da prática da dança, que favorece a conversação entre pessoas e melhora o entendimento de organização coletiva através da roda e o senso rítmico pela música e pela mobilidade corporal que o idoso adquire (SILVA, 2015).

Com uma simbologia muito rica, a roda representa a união dos povos onde juntos nós podemos tudo; as mãos dadas significam o dar e o receber; na roda cada um tem o seu lugar pois, estamos equidistantes do centro, ninguém é mais nem menos, cada um tem o seu lugar e os passos simbolizam o nosso caminhar!

A dança circular traz inúmeros benefícios tanto para o corpo, como para a mente da pessoa idosa. Souza e Metzner (2013) apontam a dança como atividade recreativa que aparece como uma alternativa de trabalho coletivo, estimula a solidariedade e faz com que haja uma redução das tensões e das angústias, e consequentemente um encorajamento para que ocorra a socialização e o prazer de estar com pessoas da mesma faixa etária. Segundo Varregoso, Machado e Barroso (2016) os idosos declararam sentir menos limitações no dia-a-dia, mais vigor e disposição, melhora o funcionamento físico e diminuem as dores ao praticarem a dança.

O sujeito em círculos, de mãos dadas, toca e é tocado, olha para o corpo do outro, e é olhado, é reconhecido e entra em conexão com o grupo. É uma junção de boas vibrações e de pessoas que procuram seu bem-estar psicológico, emocional, físico, social. O contato físico com o outro através das mãos, olhar, sorrisos, abraços, abertura para diálogos naturais e amizade se constrói em cada encontro dançado (RIBEIRO, 2013).

PÚBLICO-ALVO

Homens e mulheres acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas.

DIVULGAÇÃO

Através dos agentes comunitários, jornal do município, setor de educação e comunicação da prefeitura.  

ATIVIDADES

Aula com duração de 60 minutos,

Atividades como alongamentos, caminhadas e danças circulares.

EQUIPE

01 Educadora física

EQUIPAMENTOS

A Academia da Saúde já é um espaço equipado com recursos da prefeitura/departamento de saúde e com recursos que vem do Ministério da Saúde para a Academia.

RECURSOS FINANCEIROS

O material que é utilizado no atendimento é da Secretaria de Saúde.

RESULTADOS

Durante as danças, são trabalhados aspectos físicos como a lateralidade, o ritmo e a consciência corporal; intelectual, a flexibilidade mental; emocional, trazendo o conhecimento,

Acalmando a mente e ensinando noções de integração.

A modalidade também estimula o autoconhecimento e o sentimento de entrega deixando-os mais felizes!

Ficha técnica


Município: 
São João da Boa Vista

Instituição Responsável: 
Academia da Saúde/Departamento Municipal de Saúde


Parceiros: 
Departamento Municipal de Saúde

Coordenação da experiência: 
Academia da Saúde

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
19 - 36312215



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br