2017
-
Sul
Bem estar no quilombo

INTRODUÇÃO

Historicamente os quilombos constituíram-se em locais de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes em todo o continente americano. Os remanescentes das comunidades dos quilombos, os quilombolas, são grupos étnico-raciais, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida durante o período colonial e imperial do Brasil. A comunidade Morro do Boi, localizado no município de Balneário Camboriú, foi colonizada por grupos de famílias negras originárias de outras comunidades da região e, atualmente, são reconhecidos como um Quilombo de passagem com total de 08 famílias. A Secretaria da Pessoa Idosa teve acesso aos moradores da Comunidade Quilombola do Morro do Boi, após o ABRAÇO (Programa de Acolhimento e Proteção à Pessoa Idosa) ser acionado para atender a moradora primogênita da comunidade, a qual necessitava de atendimento médico. Ao nos depararmos com a realidade vivenciada pelos moradores e cientes dos esforços de diferentes pessoas e instituições para quebrar a invisibilidade destes moradores afrodescendentes, enquanto instituição pública percebemos a necessidade de contribuir para a melhoria das condições de vida do Quilombo. Em conversa com moradores da Comunidade, buscamos abordar aspectos do seu cotidiano, dimensões das suas lutas por reconhecimento enquanto uma autentica Comunidade Quilombola e expansão da sua cidadania. Assim, o Projeto BEM ESTAR NO QUILOMBO, visa garantir aos moradores da Comunidade Quilombola do Morro do Boi acesso a serviços públicos de saúde com qualidade, associados ao resgate da sua cultura.

OBJETIVOS

Garantir à Comunidade Quilombola acessibilidade a serviços de saúde.

Orientar os moradores do Quilombo de Passagem sobre a importância dos cuidados básicos de saúde para prevenção de doenças.

Realizar avaliação médica dos Quilombolas.

Avaliar a Saúde Mental dos idosos da comunidade.

Desenvolver oficina de resgate da Cultura Quilombola e construir junto à comunidade uma horta vertical.

PÚBLICO-ALVO

O projeto prevê a abrangência de atendimento de aproximadamente 80 idosos, de ambos os sexos que tenham interesse me conhecer a comunidade e os idosos do quilombo que farão uma interação com os frequentadores da Secretaria da Pessoa Idosa - SPI.

DIVULGAÇÃO

A experiência está em curso e a divulgação aconteceu primeiramente na comunidade, uma vez que a proposta é atendimento a comunidade quilombola Morro do Boi qual socializará toda a experiência com os idosos frequentadores da SPI no mês de novembro.

ATIVIDADES

As atividades já realizadas foram visitas ao local e atividade de limpeza do local. Os moradores da Comunidade Quilombola foram orientados sobre a importância do projeto e da promoção da atenção e cuidado com os idosos.

Todos já foram conscientizados sobre a legislação e a atenção as pessoas idosas, bem como passaram por atividade de roda de conversa e atendimento psicológico visando a saúde mental de todos os moradores.

EQUIPE

01 – Psicóloga

01 - Historiador

01 - Pedagogo

01 - Assistente Social

01 - Médico

01 - Enfermeiro

01 - Biólogo

EQUIPAMENTOS

São utilizados como recursos físicos, os materiais já existentes na Comunidade quilombola e na estrutura da Secretaria da Pessoa Idosa - SPI, bem como o investimento de recursos próprio do orçamento municipal.

RECURSOS FINANCEIROS

Para as atividades das ações serão utilizados recursos próprios da Secretaria da Pessoa Idosa - SPI e do orçamento da mesma.

RESULTADOS

Podemos identificar que a comunidade aceitou muito bem a intenção do projeto e demonstra um grande parceria na proposta.

Observamos que todos os participantes valorizam as ações desenvolvidas e, principalmente, a dignidade das pessoas mais velhas e com maior experiência de vida. Assim, valorizam o habito de cuidados com a saúde para prevenção de doenças.

Todos os participantes das atividades já realizadas interagem na roda de conversa e avaliação psicológica e demonstram ansiedade com a atividades com os cuidados com a saúde na oficina do médico e na atividade da construção da horta e cultivo de fitoterápicos.

Ficha técnica


Município: 
Balneário Camboriu

Instituição Responsável: 
Secretaria da Pessoa Idosa - SPI


Parceiros: 
Secretaria de Saúde

Coordenação da experiência: 
Aldanice Martins Dudek; Caroline Bacci; Douglas Branco de Camargo

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
47 32615326



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br