2017
-
Sul
Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa

INTRODUÇÃO

A longevidade é uma realidade mundial, não sendo diferente em Balneário Piçarras, que ainda conta com o agravante de ser um município litorâneo, motivo pelo qual muitas pessoas vem morar após a aposentadoria. Esta longevidade é uma conquista, mas também um desafio às políticas públicas; Com base nisso, a preocupação dosm profissionais de saúde é de ofertar qualidade de vida a estes anos a mais que serão vividos.

"Não basta viver mais, é preciso viver mais e melhor".

O maior desafio na atenção à saúde da pessoa idosa é contribuir para que, apesar das possíveis limitações que possam ocorrer, o idoso redescubra possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível. Esta possibilidade aumenta à medida em que a sociedade considera o contexto familiar e social e se sensibiliza com as potencialidades e o valor das pessoas idosas. Parte das dificuldades do idoso está mais relacionada a uma cultura que as desvaloriza e limita, do que à déficit funcional.

OBJETIVOS

Conhecer os idosos adscritos de cada território, bem como sua situação de saúde

Promover a qualidade de vida;

Reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde;

Prevenir doenças e agravos à saúde;

Realizar levantamento periódico das condições de vida do idoso, assim como as variáveis externas e internas que possam interferir na qualidade de vida, bem-estar e na execução das atividades da vida diária, com ênfase na preservação da capacidade funcional e autonomia;

 PÚBLICO-ALVO

Idosos octagenários

DIVULGAÇÃO

Agentes comunitários de saúde, rádio local, ESF

ATIVIDADES

Realizada visita domiciliar por equipe multiprofissional composta por ESF e Nasf (enfermeiro, agente comunitário de saúde, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, profissional de educação física na saúde), onde o enfermeiro realiza a avaliação breve do idoso bem como a avaliação de sinais vitais e condições de saúde, os profissionais do nasf ficam na retaguarda, caso seja necessário um apoio técnico em seu núcleo específico, mas sempre de forma compartilhada. Após a visita há discussão de caso e as providências necessárias são tomadas, sendo a partir de então este idoso acompanhado mensalmente pelo agente comunitário de saúde, que acionará a equipe caso necessário.

EQUIPE

As visitas domiciliares são realizadas pela ESF e Nasf nas suas devidas áreas de adscrição, sendo um profissional de cada categoria.

ESF: enfermeira, agente comunitário de saúde (pelo vínculo permitem o acesso aos idosos, sendo a enfermeira responsável pela condução do cuidado, realiza a avaliação breve do idoso)

Nasf: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional de educação física na saúde, psicólogo, nutricionista (aplicam testes específicos a cada profissão, conforme necessidade apontada pela avaliação breve do idoso)

EQUIPAMENTOS

Recursos Humanos (8 enfermeiras, 42 agentes comunitários de saúde, 3 fisioterapeutas, 3 fonoaudiólogos, 3 nutricionistas, 4 psicólogo, 1 motorista)

1 Carro

Material de expediente (impressora, papel A4, tonner, grampeador, grampo, caneta, lápis)

3 relógios de pulso

3 balanças digitais

3 esfignomanômetro

3 estetoscópio

3 otoscópio

3 régua antropométrica

Recursos advindos do Fundo Municipal de Saúde.

RESULTADOS

Há muitos idosos no município que não utilizavam a rede pública de saúde, pelo estigma de que o SUS não funciona, com estas visitas está sendo feita a busca ativa destes idosos e a criação de vínculo e confiança dos mesmos com as equipes de saúde.

As equipes de saúde desenvolveram seus cronogramas em parceira ESF e Nasf de forma compartilhada, tanto para realizar as visitas quanto para discutir os casos. Aqui fica evidente a retaguarda especializada prestada pelo Nasf, prestando apoio matricial antes, durante e depois de cada visita.

Após 6 meses de aplicação do instrumento, baseado no Caderno de Atenção Básica 19, uma reavaliação será feita para planejar o seguimento do projeto.

Ficha técnica


Município: 
Balneário Piçarras

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde


Parceiros: 
Residência Multiprofissional em Saúde da Família/ Atenção Básica - Univali

Coordenação da experiência: 
Atenção Básica

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
47 33472001



Categoria da Experiência: 
Matriciamento das equipes da atenção básica sobre as especificidades de saúde da pessoa idosa, elaboração de Projeto Terapêutico Singular-PTS...)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br