É fato que o grupo de convivência contribui para o desenvolvimento pessoal, emocional, psiquico, social, financeiro e principalmente familiar.Percebemos no decorrer do tempo, a diminuição da quantidade de medicações usadas (sob prescrição médica), maior adesão ao programa HIPERDIA, controle glicêmico e pressórico, redução de peso, mudança de hábito alimentar, aumento da auto-estima, melhoria no desempenho físico e das relações sociais, maior satisfação com a vida.
Trabalhamos numa comunidade carente, desprovida de lazer, onde muitos destes idosos nunca saiam de casa a não ser para ir a unidade de saúde. Sua vida se resumia a cuidar da casa e dos netos. A partir deste grupo percebemos que a maioria deles não conheciam sequer a cidade que moram, passaram a ter mais independência, a olhar mais para si como uma pessoa que tem direitos e deveres, passaram a entender que é fundamental ter uma velhice saudável e digna sendo cada um responsável por seus objetivos.
Diante do exposto vimos que, grupo de convivência responde a necessidade básica do ser humano, ao sentirem essa necessidade, encontram nesses espaços a satisfação pessoal e o sentimento de pertencer a um grupo com os mesmos pensamentos e comportamentos. O grupo propicia aos seus participantes o enfrentamento de novos desafios, idealização e concretização de novos sonhos.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br