2017
-
Sul
De Geração Para Geração: Valorizando A Herança Cultural

INTRODUÇÃO

A Associação de Moradores do Bairro Estados/COHAB do município de Indaial promove duas vezes por semana, encontros de 45 minutos com realização de atividades de alongamento, fortalecimento muscular, caminhadas, entre outras. O grupo foi iniciado em abril de 2017 e tem atualmente 23 participantes, na sua maioria idosos. Paralelamente, o Grupo da Paz reúne semanalmente crianças de 8 a 11 anos de idade, no contra turno escolar. Os grupos são organizados pelas equipes do NASF e da ESF, respectivamente. Com a realização desses grupos no mesmo território, foi criada uma ação socioeducativa Intergeracional unindo uma vez por mês esses dois grupos (crianças e idosos). Os encontros promovem atividades físicas, de interação social e troca de conhecimento.

OBJETIVOS

  • Melhorar a capacidade funcional e autonomia dos idosos.
  • Facilitar a troca de conhecimento e o resgate de memórias.
  • Informar crianças sobre o processo natural de envelhecimento.

PÚBLICO-ALVO

Idosos e crianças.

DIVULGAÇÃO

A divulgação foi realizada através dos Agentes de Saúde.

ATIVIDADES

  • Idosos são convidados a contar histórias para as crianças, que por sua vez eram estimuladas a interagir e fazer questionamentos.
  • Realização de atividades físicas e ações recreativas em grupos mistos de crianças e idosos.

EQUIPE

02 - Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da ESF

01 - Profissional de Educação Física

01 - Assistente Social da equipe do NASF

 

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

Não foram utilizados.

RESULTADOS

Com a realização dos encontros já foram percebidos vários efeitos positivos dessa interação entre crianças e idosos. Após o terceiro encontro conjunto, as crianças demonstraram melhor compreensão do processo de envelhecimento, absorvendo com facilidade as possíveis deficiências e dificuldades dessa etapa de vida, estimulando a criação de laços afetivos e mais sólidos com pessoas idosas. Os idosos, por sua vez, se beneficiam fisicamente, já que as interações os convidam ao movimento e à prática de atividade física. No campo psicológico, as vivências possibilitam a troca de conhecimentos e estimularam o resgate memórias e histórias que contribuem para o resgate de suas identidades.

Ficha técnica


Município: 
Indaial

Instituição Responsável: 
E.S.F Márcia Maria Andreatta


Parceiros: 
Nasf

Coordenação da experiência: 
PEDRO GUILHERME PROPODOLSKI

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
47 33941605



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br