2016
-
Sudeste
Núcleo de Prevenção e Enfrentamento a Violência - CRI Norte: Abordagem interdisciplinar em grupo de idosos em situação de violência
Núcleo de Prevenção e Enfrentamento a Violência

O Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (CRI Norte) é composto por uma equipe de referência que tem como atribuições organizar o fluxo de acolhimento qualificado aos idosos vítimas de violência atendidos no serviço e realizar ações de sensibilização. No decorrer dos atendimentos verificou-se alto índice de idosos vítimas de violência psicológica associada à autopercepção do envelhecimento, entre outros, e expectativa na solução do problema pelo profissional de saúde. A dificuldade no atendimento individualizado destes idosos fez com que a equipe do NPV implantasse um modelo de atendimento inovador em grupo destes idosos com objetivo principal de acolher, possibilitar a superação da situação vivenciada e buscar o bem estar psicossocial a partir de uma rede de apoio e da troca de experiências. Os encontros foram realizados semanalmente com duração de 1 hora e 30 minutos com total de 8 encontros e atuação interdisciplinar de uma Assistente Social e uma Psicóloga. Foi possível apreender que os vínculos afetivos favoreceram a construção de uma rede de suporte, que se mostra mais eficaz enquanto proposta de um grupo que se reconhece em necessidades comuns e se fortalece em suas diferenças. Além disso, observou-se que o fortalecimento singular a partir da experiência do outro, o reconhecimento na própria escuta e na escuta do outro, a identificação das suas necessidades e desejos a partir da interação com outros idosos, foram determinantes no processo de empoderamento dos participantes, considerando que a troca de informações, o espaço de reflexão e os processos identificatórios se apresentam como experiências emocionais com potencial terapêutico.

Ficha técnica


Município: 
São Paulo

Instituição Responsável: 
Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo


Coordenador da experiência: 
Vanessa Alves

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(011) 2972-9257



Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br