A mobilização para a realização do Projeto veio de encontro com as dificuldades dos idosos para adesão ao tratamento medicamentoso, alem dos gastos que tem com outras necessidades, tensão, ansiedade, stress do cotidiano e dificuldade em se relacionar com todos estes aspectos o que descompensa as doenças cronicas.
Partimos para a eleboração do Projeto - A Meditação como Pratica de Saúde e Promoção da Qualidade de Vida. No inicio deste Projeto, realizamos reunião com os convidados - 12 idosos - com a leitura e conscientização do mesmo e assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com a finalidade de garantir aos idosos do Projeto, amplo esclarecimento das intenções do mesmo, os riscos e benefícios, e para que pudessem manifestar a vontade no sentido de participar (ou não), seja efetivamente livre e consciente.
Partindo desta premissa, houve interação com os participantes que inicialmente sentiam dificuldades em manter o posicionamento e entrar em relaxamento, com o passar do tempo pudemos observar um nível melhor de satisfação e de captação das boas vibrações, além de maior envolvimento e compromisso.
Constatamos o aumento da permanência do corpo na posição sugerida, mostrando um bom resultado no relaxamento e diminuição de ansiedade e preocupações, ao término de cada sessão podemos notar mudança de semblante, aparentando satisfação e calma.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br