2013
-
Sul
Incentivo à qualificação da atenção
Fator Idoso - Política Estadual de Incentivo à Qualificação da Atenção Básica

A Política de Incentivo à Qualificação Atenção Básica é um repasse fundo a fundo do estado do Rio Grande do Sul para seus 497 municípios, destinando 15% do seu valor total para ações específicas em atenção à saúde da pessoa idosa, cerca de 1,5 milhão de pessoas no estado.

Para fortalecer a Atenção Básica e contribuir com o envelhecimento ativo através da melhora da qualidade de vida, aumento da capacidade funcional e autonomia na realização das atividades, a Secretaria Estadual de Saúde propôs construir e organizar as Redes de Atenção em Saúde (RAS) no SUS, integrando as instituições nacionais, estaduais e municipais. O resultado foi a redução da taxa de internações por fratura de fêmur, aumento da expectativa de vida, maior controle de diabetes e outras doenças crônicas, refletindo na melhoria da qualidade de vida da população idosa.

Ficha técnica


Município: 
Porto Alegre, RS

Instituição Responsável: 
Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Parceiros: 
Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social

Coordenador da experiência: 
Priscila Farfan Barroso

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(51) 8475-6672

Beneficiados: 
1.467.957 pessoas idosas


Categoria da experiência: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br