2016
-
Sul
Implantando Redes de Atenção a Saúde do Idoso na fronteira entre Brasil e Uruguai
Organizando a Atenção Primária a Saúde para o cuidado da Saúde das Pessoas Idosas: experiência de matriciamento desde uma Unidade Especializada de Atenção a Saúde do Idoso

Santa'ana do Livramento é um município localizado na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Desde o ano de 2013 uma parceria entre a gestão municipal e estadual do SUS vem trabalhando para a Implantação das Redes de Atenção a Saúde do Idoso. A organização das Redes Municipais foi efetivada a partir da organização e do fortalecimento da Atenção Básica, através da melhora das competências deste nível da atenção a saúde para o cuidado da saúde das pessoas idosas. Foi também implantada uma Unidade de Atenção Integral a Saúde do Idoso com equipe multiprofissional e referência de atendimento em geriatria clínica. Todo o trabalho desenvolvido permitiu as pessoas idosas residentes em Santa'ana do Livramento uma melhor atenção a saúde e melhorou os índices de satisfação das pessoas idosas com o SUS. Destacamos que o Projeto é permanente.

Ficha técnica


Município: 
Santa'ana do Livramento

Instituição Responsável: 
Coordenação Municipal de Saúde do Idoso

Parceiros: 
Coordenação Estadual de Saúde do Idoso

Coordenador da experiência: 
Coordenação Municipal de Saúde do Idoso

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(055)9602-6917

Beneficiados: 
Pessoas idosas usuárias do SUS no município de Santa'ana do Livramento/RS.


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br