Ano: 
2019
Categoria: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Canela
Instituição Responsável: 
PREFEITURA MUNICIPAL
Coordenação da experiência: 
CRISTINA DE CASSIA FARIA MOURA
Telefone institucional: 
(54) 3282-5119
Email da coordenação: 
criiska@ig.com.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O AUMENTO DO NÚMERO DE IDOSOS NO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE COM LESÕES DE PELE /FERIDAS.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
CONCIENTIZAÇÃO DA IMPORTANCIA DO TRATAMENTO, MELHORA DA AUTO ESTIMA DOS IDOSOS, RETORNO AO SEU COTIDIANO, REDUÇÃO DA DOR, E PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO COM A EQUIPE E PACIENTES.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Melhorar a adesão ao tratamento
Evitar recidivas
Redução de custos
humanização do cuidado
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos com Dcnt, diabéticos , hipertensos, acamados,dependentes, e não dependentes.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Em jornal, no conselho municipal de saúde..em reuniãoes em grupos nas esfs.
Onde foi desenvolvida?: 
ESTA EXPERIENCIA CONTEMPLOU TODO O MUNICÍPIO SENDO APRESENTADA NO ESTADO NAS AMOSTRAS REGIONAIS DE SAÚDE.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Sem critério de seleção.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
60
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
POR ANO 50 IDOSOS
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
100
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
- ÓBITOS -NÃO ADESÃO /NÃO ACEITAÇÃO AO TRATAMENTO -INTERNAÇÃO
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
- CADASTRO - AVALIAÇÃO - REUNIÃO/EDUCAÇÃO PERMANENTE -CONSULTA COM ENTREGA DE CARTEIRINHA DE ACOMPANHA MENTO -TROCAS DE CURATIVOS -REAVALIAÇÃO - SE PRECISO VISITA DOMICILIAR
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
_ DIFICULDADES EM APOIO DA EQUIPE - FALA DE COMPREENSÃO DA GESTÃO E ENTENDIMENTO - FALTA DE RECURSOS COCO: MATERIAIS DE CURATIVOS ETC...
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
RESPEITO E RECONHECIMENTO PELA COMUNIDADE E GESTOR - MAIOR QUALIDADE NO TRATAMENTO DEVIDO AS CAPACITAÇÕES - AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE MELHOR QUALIDADE - REDUÇÃO DE CUSTOS - DIMINUIÇÃO DA DEMANDA
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
MELHORAR A ADESÃO E REDUÇÃO DE CUSTOS
VALORIZAÇÃO DA EQUIPE E HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO
AUMENTO DA AUTO ESTIMA E VALORIZAÇÃO NO ATENDIMENTO
ORGANIZAÇÃO DO FLUXO
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
HOJE ESTAMOS COM 50 IDOSOS ATENDIDOS, MENSALMENTE REALIZAMOS 240 CURATIVOS, 04 ENCONTROS SENDO UM SEMANAL COM CADA GRUPO, DIVIDO EM 12 PESSOAS ACOMPANHADOS POR FAMILIARES, REALIZADOS TODA SEGUNDAS FEIRAS VISITAS DOMICILIARES AOS IDOSOS ACAMADOS PORTADORES DE LESÕES,. E JÁ OBTIVEMOS 50 ALTAS COM FECHAMENTO TOTAL DAS LESÕES.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
MENSAL
Quais os pontos positivos da experiência?: 
-INTERAÇÃO COM OS PACIENTES - MAIOR RESPEITO AO COTIDIANO DE CADA IDOSO - RESPEITO E RECONHECIMENTO PELA COMUNIDADE E GESTOR - MAIOR QUALIDADE NO TRATAMENTO DEVIDO AS CAPACITAÇÕES - AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE MELHOR QUALIDADE - REDUÇÃO DE CUSTOS - DIMINUIÇÃO DA DEMANDA
Quais as limitações da experiência?: 
-TEMPO - ESPAÇO
2019
-
Sul
humanização no atendimento ao idoso portador de feridas
Introdução
O AUMENTO DO NÚMERO DE IDOSOS NO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE COM LESÕES DE PELE /FERIDAS.
Objetivos
CONCIENTIZAÇÃO DA IMPORTANCIA DO TRATAMENTO, MELHORA DA AUTO ESTIMA DOS IDOSOS, RETORNO AO SEU COTIDIANO, REDUÇÃO DA DOR, E PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO COM A EQUIPE E PACIENTES.
Metas
  1. Melhorar a adesão ao tratamento
  2. Evitar recidivas
  3. Redução de custos
  4. humanização do cuidado
Público alvo
Idosos com Dcnt, diabéticos , hipertensos, acamados,dependentes, e não dependentes.
Divulgação
Em jornal, no conselho municipal de saúde..em reuniãoes em grupos nas esfs.
Número de participantes
100
Atividades
- CADASTRO - AVALIAÇÃO - REUNIÃO/EDUCAÇÃO PERMANENTE -CONSULTA COM ENTREGA DE CARTEIRINHA DE ACOMPANHA MENTO -TROCAS DE CURATIVOS -REAVALIAÇÃO - SE PRECISO VISITA DOMICILIAR
Resultados
RESPEITO E RECONHECIMENTO PELA COMUNIDADE E GESTOR - MAIOR QUALIDADE NO TRATAMENTO DEVIDO AS CAPACITAÇÕES - AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE MELHOR QUALIDADE - REDUÇÃO DE CUSTOS - DIMINUIÇÃO DA DEMANDA

Ficha técnica

Município:
Canela
Instituição Responsável:
PREFEITURA MUNICIPAL
Coordenação da experiência:
CRISTINA DE CASSIA FARIA MOURA
Email da coordenação:
criiska@ig.com.br
Telefone institucional:
(54) 3282-5119
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
Fotos:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br