Ano: 
2019
Categoria: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Belo Horizonte
Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte –Secretaria Municipal de Saúde
Coordenação da experiência: 
Patrícia de Oliveira da Conceição Almeida, Lívia Azevedo Rodrigues
Telefone institucional: 
(31) 3277-8306
Email da coordenação: 
patricia.oliveira85@yahoo.com.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
3. Os profissionais envolvidos trabalham no Centro de Saúde Padre Eustáquio e esta Unidade de Saúde se localiza no segundo bairro com maior número de pessoas idosas no município de Belo Horizonte. Além disso, a transformação demográfica tem sido acompanhada de um aumento de doenças crônico degenerativas, incluindo-se maior prevalência das demências. Dessa forma, o grupo apresentou-se como uma complementação assistencial para a população de risco uma vez que foi observado que havia necessidade de se buscar outras alternativas terapêuticas para este público que vão além da medicina curativa e ao encontro da medicina preventiva.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O grupo tem como objetivo a manutenção da capacidade funcional e melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa, ampliara oferta de recursos terapêuticos, a interação social, a autoestima, os estímulos à cognição e seu entendimento.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Desenvolver a compreensão e uso de habilidades cognitivas diversas.
Ampliar o repertório de atividades do idoso.
Ampliar a interação social.
Ampliar as ofertas de cuidado à pessoa idosa para além de medicina curativa.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idoso, predomínio do sexo feminino, idade média de 74 anos, na maioria independentes para AVDs.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Em reuniões de apoio matricial é feita a divulgação às equipes de referência, há entrega de impresso individual para serem distribuídos aos usuários, cartaz em sala de espera e divulgação/encaminhamento pelas equipes da UBS.
Onde foi desenvolvida?: 
• A experiência contempla os usuários da área de abrangência do Centro de Saúde Padre Eustáquio- regional noroeste de Belo Horizonte e/ou um grupo menor de pessoas próximas dos participantes que foram convidadas por eles. Foi realizada na Casa de Apoio da UBS Padre Eustáquio.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Pessoas com maior risco de declínio cognitivo, pessoas acima de 60 anos ou com comprometimento cognitivo leve a moderado. Osidosos são identificados durante os atendimentos da equipe interdisciplinar na UBS, visitas domiciliares dos ACS ou demanda esponta
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
30
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Média de participações no último ano: 624. Últimos três anos: 1872 participações, aproximadamente.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
50
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Doença ou morte.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Os encontros ocorrem semanalmente, com duração de uma hora. Os participantes são recebidos pelas duas coordenadoras, com ou sem a presença das residentes, onde ocorrem as seguintes atividades nesta ordem: 1 - Roda de conversa inicial: é um espaço de escuta, acolhimento e orientação para realidade. 2- Música de “Bom Dia” com coreografia: objetiva iniciar o dia com uma mensagem positiva e com movimentos de despertar o corpo e o equilíbrio. 3- Atividades de estimulação cognitiva: aqui são desenvolvidas as atividades de estimulação cognitiva propriamente dita, em que, a cada encontro, busca-se estimular uma ou mais habilidades cognitivas específicas, de forma a variar os estímulos de forma interativa. Exemplo de habilidades trabalhadas: atenção sustentada e seletiva, memória de curto prazo, linguagem sintática, linguagem fonológica, resgate lexical, raciocínio lógico, função visuoconstrutiva, emoções e elaboração de sentimentos, coordenação motora fina e grossa, planejamento, criatividade, expressão corporal,etc. 4-“Grito de guerra”: aqui os integrantes devem escolher uma palavra ou frase a qual representa o que o encontro significou para eles naquele dia e no final todos juntos gritam de mãos dadas: “Mente Ativa + frase escolhida”. 5 - Despedida com abraço: esta etapa foi criada de forma espontânea pelos próprios participantes em que observa-se a vinculação e afetividade entre os membros.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Pelo fato de a atividade ser realizada em um lugar físico externo às principais ações da UBS, observa-se pouca utilização do grupo como recurso terapêutico nas condutas dos profissionais e conhecimento ainda limitado por parte dos usuários uma vez que limita-se a quem é convidado (por profissionais ou outro membro) ou procura por demanda espontanea. Acredita-se que se a UBS tivesse um espaço próprio para atendimentos coletivos haveria maior divulgação e visibilidade por parte tanto dos profissionais quanto dos usuários. O tamanho do espaço físico limitam também o tipo de atividade a ser realizada, não permitindo maiores movimentações ou organização mais espaçosa.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Para quantificar os benefícios observados aplicou-se um questionário de auto-avaliação elaborada pelas terapeutas com as seguintes perguntas: A) Você acha que o grupo contribuiu para a melhora da sua qualidade de vida? B) Você considera que após a participação no grupo você passou a compreender melhor a sua memória e funções cognitivas em geral? C) Você considera que o grupo ampliou a sua interação social? D) Após ingresso no grupo o seu médico reduziu algum medicamento que fazia uso? Se sim, qual? E) Você acha que com grupo você mudou sua forma de pensar sobre si mesmo? Se sim, o que? F) Você acha que participando do grupo você se tornou uma pessoa mais ativa? G) Durante as atividades do grupo você considera melhora no seu humor? H) Durante as atividades do grupo você considera que pensa menos em seus problemas? I) Você percebe alguma mudança em você após ingresso no grupo? Se sim, qual(is)? 100% dos idosos responderam sim para as perguntas de “A” a “H”e 93,7% responderam sim para a pergunta “I”. Com relação às perguntas abertas, as respostas apresentadas sobre “mudança na forma de pensar sobre si mesmo / comportamento após ingresso no grupo” foram: melhora da autoestima, viver com mais qualidade de vida; conviver com outras pessoas, amizades, partilha; otimismo, valorizar as pequenas coisas da vida, valorizar a terceira idade; diminuição da ansiedade; alegria por estar lembrando; sentindo melhor; os problemas estão menos; melhora do humor/alegria, mais feliz/ mais animado, extrovertido; gostando de ajudar as pessoas; mais tranquilidade; compreensão da terceira idade; ajuda nos aspectos cognitivos, físicos e sociais; compreender que cada um tem seu valor / compreensão das diferenças; mais comunicativo/piadas/ “boa prosa”; vontade de viver/ cada dia gosto mais de viver.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Alcançado ao longo da participação do idoso nos encontros, pois a cada encontro ele vivencia e compreende habilidades cognitivas diferentes. Alguns relatos que apareceram no questionário confirmam isso: “compreensão da terceira idade”,“ajuda nos aspectos
Sim, observamos na maioria das vezes, fidelidade à participação do idoso no grupo, comentários de que o grupo já faz parte da sua rotina, comentários de que gostariam que tivesse mais encontros por semana e que alguns se despertaram para inserção em outro
Foi a principal resposta descrita no questionário, em pergunta aberta, por meio de termos como: “conviver com outras pessoas, amizades, partilha, compreensão das diferenças, mais comunicativo/piadas, “boa prosa”. Além disso, percebemos ser o fator que mai
Relatos: “melhora da autoestima, viver com mais qualidade de vida;diminuição da ansiedade; alegria por estar lembrando; sentindo melhor; os problemas estão menos; nmelhora do humor/alegria, mais feliz/ mais animado, extrovertido,ajuda aspectos cognitivos
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
100% dos idosos respoderam sim às perguntas: A) Você acha que o grupo contribuiu para a melhora da sua qualidade de vida? B) Você considera que após a participação no grupo você passou a compreender melhor a sua memória e funções cognitivas em geral? C) Você considera que o grupo ampliou a sua interação social? D) Após ingresso no grupo o seu médico reduziu algum medicamento que fazia uso? Se sim, qual? E) Você acha que com grupo você mudou sua forma de pensar sobre si mesmo? Se sim, o que? F) Você acha que participando do grupo você se tornou uma pessoa mais ativa? G) Durante as atividades do grupo você considera melhora no seu humor? H) Durante as atividades do grupo você considera que pensa menos em seus problemas? E 93,7%, responderam sim à pergunta: I) Você percebe alguma mudança em você após ingresso no grupo? Se sim, qual(is)?
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
mensal
Quais os pontos positivos da experiência?: 
É uma experiência facilmente replicável, pois exige tecnologia leve e profissionais que já fazem parte na equipe de apoio da UBS - NASF-AB e apresenta um impacto muito significativo na qualidade de vida dos participantes; além de ser gratificante sua realização tendo o vista o feedback constante dado pelos participantes a cada encontro.
2019
-
Sudeste
• Grupo de estimulação cognitiva - Mente Ativa
Introdução
3. Os profissionais envolvidos trabalham no Centro de Saúde Padre Eustáquio e esta Unidade de Saúde se localiza no segundo bairro com maior número de pessoas idosas no município de Belo Horizonte. Além disso, a transformação demográfica tem sido acompanhada de um aumento de doenças crônico degenerativas, incluindo-se maior prevalência das demências. Dessa forma, o grupo apresentou-se como uma complementação assistencial para a população de risco uma vez que foi observado que havia necessidade de se buscar outras alternativas terapêuticas para este público que vão além da medicina curativa e ao encontro da medicina preventiva.
Objetivos
O grupo tem como objetivo a manutenção da capacidade funcional e melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa, ampliara oferta de recursos terapêuticos, a interação social, a autoestima, os estímulos à cognição e seu entendimento.
Metas
  1. Desenvolver a compreensão e uso de habilidades cognitivas diversas.
  2. Ampliar o repertório de atividades do idoso.
  3. Ampliar a interação social.
  4. Ampliar as ofertas de cuidado à pessoa idosa para além de medicina curativa.
Público alvo
Idoso, predomínio do sexo feminino, idade média de 74 anos, na maioria independentes para AVDs.
Divulgação
Em reuniões de apoio matricial é feita a divulgação às equipes de referência, há entrega de impresso individual para serem distribuídos aos usuários, cartaz em sala de espera e divulgação/encaminhamento pelas equipes da UBS.
Número de participantes
50
Atividades
Os encontros ocorrem semanalmente, com duração de uma hora. Os participantes são recebidos pelas duas coordenadoras, com ou sem a presença das residentes, onde ocorrem as seguintes atividades nesta ordem: 1 - Roda de conversa inicial: é um espaço de escuta, acolhimento e orientação para realidade. 2- Música de “Bom Dia” com coreografia: objetiva iniciar o dia com uma mensagem positiva e com movimentos de despertar o corpo e o equilíbrio. 3- Atividades de estimulação cognitiva: aqui são desenvolvidas as atividades de estimulação cognitiva propriamente dita, em que, a cada encontro, busca-se estimular uma ou mais habilidades cognitivas específicas, de forma a variar os estímulos de forma interativa. Exemplo de habilidades trabalhadas: atenção sustentada e seletiva, memória de curto prazo, linguagem sintática, linguagem fonológica, resgate lexical, raciocínio lógico, função visuoconstrutiva, emoções e elaboração de sentimentos, coordenação motora fina e grossa, planejamento, criatividade, expressão corporal,etc. 4-“Grito de guerra”: aqui os integrantes devem escolher uma palavra ou frase a qual representa o que o encontro significou para eles naquele dia e no final todos juntos gritam de mãos dadas: “Mente Ativa + frase escolhida”. 5 - Despedida com abraço: esta etapa foi criada de forma espontânea pelos próprios participantes em que observa-se a vinculação e afetividade entre os membros.
Resultados
Para quantificar os benefícios observados aplicou-se um questionário de auto-avaliação elaborada pelas terapeutas com as seguintes perguntas: A) Você acha que o grupo contribuiu para a melhora da sua qualidade de vida? B) Você considera que após a participação no grupo você passou a compreender melhor a sua memória e funções cognitivas em geral? C) Você considera que o grupo ampliou a sua interação social? D) Após ingresso no grupo o seu médico reduziu algum medicamento que fazia uso? Se sim, qual? E) Você acha que com grupo você mudou sua forma de pensar sobre si mesmo? Se sim, o que? F) Você acha que participando do grupo você se tornou uma pessoa mais ativa? G) Durante as atividades do grupo você considera melhora no seu humor? H) Durante as atividades do grupo você considera que pensa menos em seus problemas? I) Você percebe alguma mudança em você após ingresso no grupo? Se sim, qual(is)? 100% dos idosos responderam sim para as perguntas de “A” a “H”e 93,7% responderam sim para a pergunta “I”. Com relação às perguntas abertas, as respostas apresentadas sobre “mudança na forma de pensar sobre si mesmo / comportamento após ingresso no grupo” foram: melhora da autoestima, viver com mais qualidade de vida; conviver com outras pessoas, amizades, partilha; otimismo, valorizar as pequenas coisas da vida, valorizar a terceira idade; diminuição da ansiedade; alegria por estar lembrando; sentindo melhor; os problemas estão menos; melhora do humor/alegria, mais feliz/ mais animado, extrovertido; gostando de ajudar as pessoas; mais tranquilidade; compreensão da terceira idade; ajuda nos aspectos cognitivos, físicos e sociais; compreender que cada um tem seu valor / compreensão das diferenças; mais comunicativo/piadas/ “boa prosa”; vontade de viver/ cada dia gosto mais de viver.

Ficha técnica

Município:
Belo Horizonte
Instituição Responsável:
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte –Secretaria Municipal de Saúde
Coordenação da experiência:
Patrícia de Oliveira da Conceição Almeida, Lívia Azevedo Rodrigues
Email da coordenação:
patricia.oliveira85@yahoo.com.br
Telefone institucional:
(31) 3277-8306
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
Fotos:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br