Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
Natal
Instituição Responsável: 
Unidade de Saúde da Família
Parceiros: 
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte - FATERN
Coordenação da experiência: 
Meine Siomara Alcântara
Telefone institucional: 
(08) 4323-28410
Email da coordenação: 
meinesio@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
A vila de Ponta Negra fica localizada em um dos cartões postais da cidade de Natal-RN, que é a famosa praia de ponta negra e respira muito folclore, tendo sido construída inicialmente por pescadores e rendeiras e hoje abrange uma comunidade multicultural. Dentre os seus atores, destacam-se os idosos, pioneiros e defensores da cultura imortal da vila. Além disso, o comércio local, o turismo, os projetos sociais desenvolvidos e a produção de arte em diversas facetas enriquecem mais ainda o local, que conta com uma estrutura mínima de apoio à saúde, organizada pela Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra, a qual contempla duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e duas equipes da área básica, composta médicos especialistas e dentistas. Além destes profissionais, recebe também alunos e supervisores de estágios de Instituições de Ensino Superior a nível federal e da iniciativa privada, pela riqueza que oferece em seu campo de prática. Essas equipes multiprofissionais desenvolvem ações diversas de promoção, prevenção e reabilitação por todo o território de abrangência da comunidade. A partir dessas características e perfil da população foi criado em 2016 um Grupo de Ações Integradas de Promoção de Saúde para pessoa Idosa (GAIPSI), que desenvolve atividades semanais de práticas corporais, educação alimentar e hábitos saudáveis, além de momentos de integração social e de lazer para esse grupo. Contudo, por se tratar de um grupo especial, os idosos apresentam em sua maioria algumas doenças crônicas como hipertensão arterial sistêmica (HAS) diabetes mellitus (DM), osteoartrite (OA) e outras comuns a esse público.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Identificar, refletir e priorizar fragilidades dos idosos e atuar de forma estratégica sobre suas causas; Contribuir para manutenção da saúde física e mental, preservando a independência e funcionalidade para as atividades de vida diária. Conscientizar os idosos quanto aos hábitos alimentares saudáveis, proporcionando saúde e bem-estar. Promover a participação social e interação em grupo e com a comunidade.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Aumentar o grau de força, equilíbrio e resistência dos idosos, através de exercícios terapêuticos, a fim de minimizar o risco de quedas e proporcionar maior independência funcional para as atividades de vida diária.
Reduzir a obesidade e os níveis de hipertensão e hiperglicemia, além de taxas bioquímicas de colesterol, triglicerídeos, etc a partir de uma melhor orientação nutricional.
Conscientizar a partir da educação em saúde para melhor esclarecimento das doenças crônicas não transmissíveis, formas de prevenção e controle.
Promover melhoria da integração social e convivência dos idosos na Vila de Ponta Negra
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos de ambos os sexos, independentes e portadores de algumas doenças crônicas como HAS, DM, OA, dentre outras.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Cartazes e folders distribuídos pela comunidade e na UBS; divulgação em eventos religiosos e festivos da comunidade e através dos agentes comunitários de saúde
Onde foi desenvolvida?: 
A experiência contempla os moradores da vila de ponta negra, um bairro turístico e multicultural da cidade de Natal-RN.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Por demanda espontânea, os idosos que chegam até o grupo são acolhidos e inseridos no grupo
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
100
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Em média 30 a 40 idosos diferentes participam do grupo a cada ano.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
60
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Mudanças de residência ou atividades paralelas que surgem.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Inicialmente foram observados e avaliados componentes físicos, comportamento alimentar cognitivo, afetivo e situacional, qualidade de vida e funcionalidade, a partir de instrumentos de avaliação validados na literatura e após isso a realização de atividades voltadas para esses componentes, com um tema específico abordado a cada semana. Para as atividades de educação nutricional foram elaborados materiais lúdicos e criativos para proporcionar maior atenção e entendimento, abordando tanto promoção a saúde como prevenção de doenças. Dentre eles pode-se citar: criação de uma geladeira e ensinar como organizar os alimentos nela, práticas de higienização dos alimentos, bingo dos nutrientes, oficinas culinárias, diversos jogos (memória, dança das cadeiras, jogo da forca, tabuleiro humano, que música é essa, mitos e verdades). Abordando alimentos funcionais, temperos, tipos de óleos e gorduras, chás, importância do consumo do cálcio, lanches saudáveis, substituição de ingredientes, higienização, consumo de água e alimentos em geral e ofertado lanches saudáveis, pertencentes ao hábito alimentar deles, com preparações doces e salgadas além de diferentes opções de sucos, cujas receitas eram entregues à eles. Na parte da fisioterapia foram trabalhados temas e práticas de exercícios terapêuticos para o equilíbrio e propriocepção, coordenação motora, fortalecimento muscular, resistência cardiorrespiratória, percepção sensorial e treinamento cognitivo, com vistas a reduzir os riscos de quedas e preservar a funcionalidade e promovem maior educação em saúde para esse público. Paralelo a essas atividades foram desenvolvidos momentos de interação social e estratégias motivacionais, além da comemoração e confraternização em datas comemorativas do folclore regional e nacional.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Em virtude de o local disponibilizado para as atividades ser adaptado, não dispunha de muitos equipamentos e espaço físico, dificultando o desenvolvimento de determinadas ações, principalmente, as oficinas culinárias (ausência de cozinha com pia e fogão) e espaço adequado para algumas práticas corporais pela falta de material acessório, como colchonetes.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Percebeu-se que os momentos de acolhimento e descontração no grupo foram importantes para o engajamento dos idosos nas mudanças nos hábitos de vida, de maneira geral. Além disso, a vivência e o ambiente trouxeram benefícios não apenas para os idosos como também para os alunos de estágio, propiciando a reflexão sobre os problemas de saúde da população e as ações de atenção à saúde na comunidade. A integração do ensino-serviço-comunidade pôde ser colocada em prática e construiu um elo de ligação entre os usuários e os serviços de saúde e melhor relação interprofissional.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Foi observada uma melhora da capacidade funcional e física, a partir dos instrumentos de avaliação utilizados previamente
Verificou-se melhoria nos exames bioquímicos, nas mudanças nos hábitos alimentares, escolha por alimentos mais saudáveis, realização das receitas distribuídas em casa, substituição do sal comum por sal de ervas, utilização do hipoclorito para higienização
Houve uma nítida evolução no que diz respeito ao aprendizado e multiplicação do conhecimento em saúde trazido pelas práticas para outro público
O aumento do número de participantes do grupo foi progressivo, significando maior integração e interação social com os demais idosos pertencentes a comunidade
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Os níveis pressóricos eram aferidos todos os dias da realização do grupo e foi possível notar uma estabilização dos mesmos e até pequenas reduções benéficas em alguns casos, alertando ainda para o encaminhamento aqueles que não apresentaram valores desejáveis. Quanto a parte física, foi possível identificar melhores níveis de força e resistência cardiorrespiratória pelas atividades desenvolvidas e os relatos de queixas dolorosas de articulações e regiões do corpo, bem como o histórico de quedas diminuiu consideravelmente. Verificou-se ainda redução nos valores de alguns exames bioquímicos como os níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia, por exemplo. Atualmente, apenas dois idosos relataram continuar apresentando colesterol elevado. Também encontrou-se enquadramento no diagnóstico de eutrofia por 20%, tendo apenas um com desnutrição e três com obesidade. Por fim, foi observado um aumento do conhecimento sobre Nutrição e Fisioterapia e que as atividades desenvolvidas proporcionaram aos idosos momentos diferentes do seu cotidiano, despertou a valorização de suas habilidades individuais e da sua importância na sociedade, assim como motivaram a população à maior autonomia e autocuidado.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semanal e mensal
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Maior aproximação e integração dos usuários ao SUS à comunidade e aos profissionais Vitrine para construção de outros grupos com perfil semelhante em outras localidades Melhora dos aspectos gerais de saúde dessa população
Quais as limitações da experiência?: 
Abrangência de outros temas e profissionais como doenças mentais, atividades pedagógicas e de artes, que podem ser contempladas num próspero momento com participação de outros profissionais como psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, etc.
2018
-
Nordeste
Grupo de Ações Integradas de Promoção de Saúde a Pessoa Idosa (GAIPSI)

TÍTULO COMPLETO: Grupo de Ações Integradas de Promoção de Saúde a Pessoa Idosa (GAIPSI)

INTRODUÇÃO

A vila de Ponta Negra fica localizada em um dos cartões postais da cidade de Natal-RN, que é a famosa praia de ponta negra e respira muito folclore, tendo sido construída inicialmente por pescadores e rendeiras e hoje abrange uma comunidade multicultural. Dentre os seus atores, destacam-se os idosos, pioneiros e defensores da cultura imortal da vila. Além disso, o comércio local, o turismo, os projetos sociais desenvolvidos e a produção de arte em diversas facetas enriquecem mais ainda o local, que conta com uma estrutura mínima de apoio à saúde, organizada pela Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra, a qual contempla duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e duas equipes da área básica, composta médicos especialistas e dentistas. Além destes profissionais, recebe também alunos e supervisores de estágios de Instituições de Ensino Superior a nível federal e da iniciativa privada, pela riqueza que oferece em seu campo de prática. Essas equipes multiprofissionais desenvolvem ações diversas de promoção, prevenção e reabilitação por todo o território de abrangência da comunidade. A partir dessas características e perfil da população foi criado em 2016 um Grupo de Ações Integradas de Promoção de Saúde para pessoa Idosa (GAIPSI), que desenvolve atividades semanais de práticas corporais, educação alimentar e hábitos saudáveis, além de momentos de integração social e de lazer para esse grupo. Contudo, por se tratar de um grupo especial, os idosos apresentam em sua maioria algumas doenças crônicas como hipertensão arterial sistêmica (HAS) diabetes mellitus (DM), osteoartrite (OA) e outras comuns a esse público.

OBJETIVOS

Identificar, refletir e priorizar fragilidades dos idosos e atuar de forma estratégica sobre suas causas; contribuir para manutenção da saúde física e mental, preservando a independência e funcionalidade para as atividades de vida diária. Conscientizar os idosos quanto aos hábitos alimentares saudáveis, proporcionando saúde e bem-estar. Promover a participação social e interação em grupo e com a comunidade.

METAS

  • Aumentar o grau de força, equilíbrio e resistência dos idosos, através de exercícios terapêuticos, a fim de minimizar o risco de quedas e proporcionar maior independência funcional para as atividades de vida diária.
  • Reduzir a obesidade e os níveis de hipertensão e hiperglicemia, além de taxas bioquímicas de colesterol, triglicerídeos, etc a partir de uma melhor orientação nutricional.
  • Conscientizar a partir da educação em saúde para melhor esclarecimento das doenças crônicas não transmissíveis, formas de prevenção e controle.
  • Promover melhoria da integração social e convivência dos idosos na Vila de Ponta Negra com o serviço de saúde.

PÚBLICO-ALVO

Idosos de ambos os sexos, independentes e portadores de algumas doenças crônicas como HAS, DM, OA, dentre outras.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

60

DIVULGAÇÃO

Cartazes e folders distribuídos pela comunidade e na UBS; divulgação em eventos religiosos e festivos da comunidade e através dos agentes comunitários de saúde.

ATIVIDADES

Inicialmente foram observados e avaliados componentes físicos, comportamento alimentar cognitivo, afetivo e situacional, qualidade de vida e funcionalidade, a partir de instrumentos de avaliação validados na literatura e após isso a realização de atividades voltadas para esses componentes, com um tema específico abordado a cada semana.

Para as atividades de educação nutricional foram elaborados materiais lúdicos e criativos para proporcionar maior atenção e entendimento, abordando tanto promoção a saúde como prevenção de doenças. Dentre eles pode-se citar: criação de uma geladeira e ensinar como organizar os alimentos nela, práticas de higienização dos alimentos, bingo dos nutrientes, oficinas culinárias, diversos jogos (memória, dança das cadeiras, jogo da forca, tabuleiro humano, que música é essa, mitos e verdades). Abordando alimentos funcionais, temperos, tipos de óleos e gorduras, chás, importância do consumo do cálcio, lanches saudáveis, substituição de ingredientes, higienização, consumo de água e alimentos em geral e ofertados lanches saudáveis, pertencentes ao hábito alimentar deles, com preparações doces e salgadas além de diferentes opções de sucos, cujas receitas eram entregues a eles.

Na parte da fisioterapia foram trabalhados temas e práticas de exercícios terapêuticos para o equilíbrio e propriocepção, coordenação motora, fortalecimento muscular, resistência cardiorrespiratória, percepção sensorial e treinamento cognitivo, com vistas a reduzir os riscos de quedas e preservar a funcionalidade e promovem maior educação em saúde para esse público. Paralelo a essas atividades foram desenvolvidos momentos de interação social e estratégias motivacionais, além da comemoração e confraternização em datas comemorativas do folclore regional e nacional.

EQUIPE

0 2 enfermeiras, sendo uma delas a coordenadora do projeto e a outra atua no suporte técnico

02 médicas da estratégia de saúde da família, responsáveis pela avaliação e acompanhamento clínico dos participantes

05 agentes comunitários de saúde, responsáveis pela divulgação e encaminhamentos dos idosos para o grupo

01 dentista da USF, responsável pela avaliação e suporte técnico

02 Professores supervisores de estágio, sendo um Fisioterapeuta e outra Nutricionista, responsáveis pela condução das atividades desenvolvidas pelos alunos de estágio dos respectivos cursos.

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

Computador, impressora, cartolina, lápis de cor, pincéis, isopor, liquidificador, processador de alimentos, caixa de som, balança, fita métrica, faixas elásticas, bolas terapêuticas, bastões, bambolês, cones, jogos de interatividade e outros materiais de papelaria para realização de oficinas diversas.

Contrapartida da IES como parceira e financiamento próprio da maior parte dos materiais sob responsabilidade dos alunos e supervisores de estágio.

RESULTADOS

Foi observada uma melhora da capacidade funcional e física, a partir dos instrumentos de avaliação utilizados previamente

Verificou-se melhoria nos exames bioquímicos, nas mudanças nos hábitos alimentares, escolha por alimentos mais saudáveis, realização das receitas distribuídas em casa, substituição do sal comum por sal de ervas, utilização do hipoclorito para higienização

Houve uma nítida evolução no que diz respeito ao aprendizado e multiplicação do conhecimento em saúde trazido pelas práticas para outro público

O aumento do número de participantes do grupo foi progressivo, significando maior integração e interação social com os demais idosos pertencentes a comunidade.

Introdução
A vila de Ponta Negra fica localizada em um dos cartões postais da cidade de Natal-RN, que é a famosa praia de ponta negra e respira muito folclore, tendo sido construída inicialmente por pescadores e rendeiras e hoje abrange uma comunidade multicultural. Dentre os seus atores, destacam-se os idosos, pioneiros e defensores da cultura imortal da vila. Além disso, o comércio local, o turismo, os projetos sociais desenvolvidos e a produção de arte em diversas facetas enriquecem mais ainda o local, que conta com uma estrutura mínima de apoio à saúde, organizada pela Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra, a qual contempla duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e duas equipes da área básica, composta médicos especialistas e dentistas. Além destes profissionais, recebe também alunos e supervisores de estágios de Instituições de Ensino Superior a nível federal e da iniciativa privada, pela riqueza que oferece em seu campo de prática. Essas equipes multiprofissionais desenvolvem ações diversas de promoção, prevenção e reabilitação por todo o território de abrangência da comunidade. A partir dessas características e perfil da população foi criado em 2016 um Grupo de Ações Integradas de Promoção de Saúde para pessoa Idosa (GAIPSI), que desenvolve atividades semanais de práticas corporais, educação alimentar e hábitos saudáveis, além de momentos de integração social e de lazer para esse grupo. Contudo, por se tratar de um grupo especial, os idosos apresentam em sua maioria algumas doenças crônicas como hipertensão arterial sistêmica (HAS) diabetes mellitus (DM), osteoartrite (OA) e outras comuns a esse público.
Objetivos
Identificar, refletir e priorizar fragilidades dos idosos e atuar de forma estratégica sobre suas causas; Contribuir para manutenção da saúde física e mental, preservando a independência e funcionalidade para as atividades de vida diária. Conscientizar os idosos quanto aos hábitos alimentares saudáveis, proporcionando saúde e bem-estar. Promover a participação social e interação em grupo e com a comunidade.
Metas
  1. Aumentar o grau de força, equilíbrio e resistência dos idosos, através de exercícios terapêuticos, a fim de minimizar o risco de quedas e proporcionar maior independência funcional para as atividades de vida diária.
  2. Reduzir a obesidade e os níveis de hipertensão e hiperglicemia, além de taxas bioquímicas de colesterol, triglicerídeos, etc a partir de uma melhor orientação nutricional.
  3. Conscientizar a partir da educação em saúde para melhor esclarecimento das doenças crônicas não transmissíveis, formas de prevenção e controle.
  4. Promover melhoria da integração social e convivência dos idosos na Vila de Ponta Negra
Público alvo
Idosos de ambos os sexos, independentes e portadores de algumas doenças crônicas como HAS, DM, OA, dentre outras.
Divulgação
Cartazes e folders distribuídos pela comunidade e na UBS; divulgação em eventos religiosos e festivos da comunidade e através dos agentes comunitários de saúde
Número de participantes
60
Atividades
Inicialmente foram observados e avaliados componentes físicos, comportamento alimentar cognitivo, afetivo e situacional, qualidade de vida e funcionalidade, a partir de instrumentos de avaliação validados na literatura e após isso a realização de atividades voltadas para esses componentes, com um tema específico abordado a cada semana. Para as atividades de educação nutricional foram elaborados materiais lúdicos e criativos para proporcionar maior atenção e entendimento, abordando tanto promoção a saúde como prevenção de doenças. Dentre eles pode-se citar: criação de uma geladeira e ensinar como organizar os alimentos nela, práticas de higienização dos alimentos, bingo dos nutrientes, oficinas culinárias, diversos jogos (memória, dança das cadeiras, jogo da forca, tabuleiro humano, que música é essa, mitos e verdades). Abordando alimentos funcionais, temperos, tipos de óleos e gorduras, chás, importância do consumo do cálcio, lanches saudáveis, substituição de ingredientes, higienização, consumo de água e alimentos em geral e ofertado lanches saudáveis, pertencentes ao hábito alimentar deles, com preparações doces e salgadas além de diferentes opções de sucos, cujas receitas eram entregues à eles. Na parte da fisioterapia foram trabalhados temas e práticas de exercícios terapêuticos para o equilíbrio e propriocepção, coordenação motora, fortalecimento muscular, resistência cardiorrespiratória, percepção sensorial e treinamento cognitivo, com vistas a reduzir os riscos de quedas e preservar a funcionalidade e promovem maior educação em saúde para esse público. Paralelo a essas atividades foram desenvolvidos momentos de interação social e estratégias motivacionais, além da comemoração e confraternização em datas comemorativas do folclore regional e nacional.
Resultados
Percebeu-se que os momentos de acolhimento e descontração no grupo foram importantes para o engajamento dos idosos nas mudanças nos hábitos de vida, de maneira geral. Além disso, a vivência e o ambiente trouxeram benefícios não apenas para os idosos como também para os alunos de estágio, propiciando a reflexão sobre os problemas de saúde da população e as ações de atenção à saúde na comunidade. A integração do ensino-serviço-comunidade pôde ser colocada em prática e construiu um elo de ligação entre os usuários e os serviços de saúde e melhor relação interprofissional.

Ficha técnica

Município:
Natal
Instituição Responsável:
Unidade de Saúde da Família
Coordenação da experiência:
Meine Siomara Alcântara
Email da coordenação:
meinesio@gmail.com
Telefone institucional:
(08) 4323-28410
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Parceiros:
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte - FATERN
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br