Ano: 
2019
Categoria: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Maripá
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde
Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde de Maripá, CISCOPAR e Hospital de Olhos do Paraná Unidade Campo Largo
Coordenação da experiência: 
Clarice Fischer Angelotti
Telefone institucional: 
(45) 9992-93210
Email da coordenação: 
claricef.angelotti@hotmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Maripá é um Município de pequeno porte com população aproximada de 5.624 habitantes (IBGE), situada no extremo Oeste do Estado do Paraná com economia predominante do agro negocio (agricultura, piscicultura e floricultura), sendo que 95% por cento da população utilizam os serviços de saúde pública nas Unidades Básicas e centros de referência em média e alta complexidade por meio do consórcio intermunicipal de saúde. Em 2013 o Município totalizava 92 pacientes na fila de espera para realizar cirurgia de catarata, sendo que esse número pode chegar a 184 cirurgias, considerando que a maioria dos pacientes necessita realizar a cirurgia de catarata em ambos os olhos. Vale ressaltar que o sistema de saúde ocular deve contar com ações simples de atenção básica, executadas por profissionais de saúde treinados que realizam atividades preventivas da cegueira e promoção da saúde ocular. Os idosos devem ser encaminhados aos serviços de oftalmologia por critério de prioridade, inicialmente priorizando os casos com maior diminuição da acuidade visual. O Projeto Eu Vejo as Belezas de Maripá surgiu da necessidade de organizar a fila de espera para cirurgia de catarata e encaminhar os pacientes diagnosticados com a doença para realizar exames pré operatórios e os procedimentos cirúrgicos em hospitais de referência em oftalmologia da região e quando assim não for possível, ser encaminhado para referencias fora de domicilio, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes idosos.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
• Realizar consultas com médico oftalmologista em parceria com o consórcio intermunicipal de saúde para todos os pacientes encaminhados pelos médicos da Atenção Básica para esta especialidade; • Realizar exames de fundoscopia, mapeamento de retina, tonometria para todos os pacientes nas consultas com médico oftalmologista; • Realizar tomografia de coerência óptica – OCP quando solicitado pelo médico especialista; • Realizar Retinografia Fluorescente quando solicitado pelo médico oftalmologista; • Realizar exames laboratoriais pré-operatórios em todos os pacientes encaminhados para cirurgia de catarata; • Realizar cirurgia de catarata em todos os pacientes diagnosticados e aptos a realizar o procedimento em hospital de referência em oftalmologia;
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
• Organizar o fluxo de encaminhamento de pacientes que aguardam na fila de espera para realizar cirurgia de catarata agilizando a rotatividade da mesma;
• Diminuir a fila de espera de pacientes no aguardo para realizar cirurgia de catarata;
• Diminuir o tempo de espera dos pacientes na fila;
• Otimizar os encaminhamentos de pacientes, de forma organizada, agendando o maior número de pacientes para a mesma data de avaliação e cirurgia, economizando recursos humanos e financeiros da Secretaria Municipal de Saúde;
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos com diagnóstico de catarata
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, ESF e mídia.
Onde foi desenvolvida?: 
O Município de Maripá, a exemplo de toda a população mundial tem aumentado gradativamente a longevidade da população, conseqüentemente o aumento da população idosa, levando a uma elevação de doenças crônicas associadas a incapacidades, deficiência visual e morbidade ocular, requerendo dos serviços de saúde, planejamento, trabalho organizado e aumento dos procedimentos oftalmológicos. Desta forma foi necessário priorizar ações custo-efetivas para a prevenção de cegueira. As portarias instituídas pelo Ministério da Saúde mostram avanços para a saúde ocular da população brasileira e requer a implantação de ações organizadas das equipes de Atenção Básica para a redução da cegueira em idosos e conscientização da população com orientações quanto às doenças oculares que podem ser prevenidas, bem como a identificação de idosos com problemas oculares já instalados para atenção especializada. A padronização dos serviços, organização e encaminhamentos da população diagnosticada para tratamento especializado com atendimento humanizado e de fácil acesso, trouxe aos munícipes, resolutividade e contribuindo com melhor qualidade de vida da população idosa. O Projeto alcançou seus objetivos alcançando todos os pacientes idosos do Município com diagnóstico de catarata usuárias e usuários do SUS.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Todos os idosos participantes são pacientes que realizaram consulta com médico oftalmologista com diagnóstico de catarata
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
92
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Ano 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 (até mês de março) Pacientes na fila de espera 92 51 19 *03 15 16 **15 Pacientes que realizaram cirurgia de Catarata 52 32 16 0 12 13 0 Pacientes que foram encaminhados para alta complexidade - - - - - 03 -
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
125
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Pacientes que mudaram de Município; Pacientes que realizaram o procedimento na rede privada;
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
O projeto Eu vejo as Belezas de Maripá, realizará o acolhimento de todos os encaminhamentos de pacientes advindos de consulta médica com clínico geral na Atenção Básica, organizando a fila de espera para consulta com médico oftalmologista por ordem de data de entrada e cadastrada na fila de espera, conforme grau de prioridade especificado pelo médico generalista. O agendamento de consulta com médico oftalmologista se dará conforme agenda disponibilizada por meio do consórcio intermunicipal de saúde, levando em conta o número de vagas com a especialidade disponibilizadas para o Município de Maripá, a ordem de entrada na fila de espera e o grau de gravidade de cada paciente, como princípio de equidade. A consulta com o médico oftalmologista será realizada juntamente com os exames de tonometria, fundoscopia e mapeamento de retina, conforme protocolo do profissional oftalmologista. Após a consulta com o médico oftalmologista e diagnóstico de catarata, todos os pacientes serão cadastrados na fila de espera para realizar o procedimento cirúrgico em hospital referenciado na Regional de Saúde e/ou no Hospital de Olhos do Paraná – Unidade de Campo Largo. O setor de agendamento de especialidades do Município de Maripá realizará o contato com o hospital executante para agendar a avaliação com o cirurgião oftalmológico, enviando os pacientes com exames pré - operatórios previamente realizados (eletrocardiograma, coagulograma, RX de tórax, glicemia de jejum, hemograma completo, creatinina e parcial de urina), exames estes solicitados pelo médico da UBS (Unidade Básica de Saúde). Após a confirmação de data para a avaliação dos pacientes com o médico cirurgião, setor de agendamento ficará responsável pela logística de transporte destes pacientes até o hospital, bem como o retorno destes. O setor de serviço social do Município disponibilizará a hospedagem e alimentação para o paciente em casa de apoio, quando este não puder retornar na mesma data da avaliação/cirurgia. A equipe de Estratégia Saúde da Família disponibilizará um acompanhante (Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde) para acompanhar todos os pacientes do mutirão de cirurgias, para orientar e auxiliar na medicação pós - cirúrgica no dia do procedimento. O profissional acompanhante terá direito a hospedagem e alimentação livre de custos.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
As maiores dificuldades encontradas foram a distância entre o Município de Maripá e o Hospital de Olhos de Campo Largo que torna-se cansativo para idosos com limitações. Outra dificuldade encontrada foram algumas desistências de pacientes que após realizarem os exames e estarem aptos a realizar o procedimento resolveram desistir.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Em 2013 o Município totalizava 92 pacientes na fila de espera para realizar cirurgia de catarata, aguardando desde o ano de 2011, sendo que esse número pode chegar a 184 cirurgias, considerando que a maioria dos pacientes necessita realizar a cirurgia de catarata em ambos os olhos. A Secretaria Municipal de Saúde de Maripá, por meio do setor de agendamento de especialidades realizou no período do ano de 2013 a 2018, 3.312 consultas oftalmológicas e 6.630 exames oftalmológicos, dos quais 33 novos pacientes foram diagnosticados com catarata, sendo incorporados na fila de espera já existente e encaminhados para realizar cirurgia no Hospital de Olhos do Paraná em Campo Largo via SUS. A partir do Projeto Eu Vejo as Belezas de Maripá, a fila de espera de pacientes diminuiu gradativamente como podemos observar na tabela a seguir: Em 2013 a fila de espera para realizar cirurgia de catarata era de 92 pacientes. Até junho de 2019 foram realizados 135 cirurgias, sendo que não encontram-se mais pacientes aguardando para realizar o procedimento na fila de espera. A duração máxima de espera atualmente é de 06 meses.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
• Foi organizado o fluxo de encaminhamento de pacientes que aguardam na fila de espera para realizar cirurgia de catarata agilizando a rotatividade da mesma; • Diminuir a fila de espera de pacientes no aguardo para realizar cirurgia de catarata;
• Organizar o fluxo de encaminhamento de pacientes que aguardam na fila de espera para realizar cirurgia de catarata agilizando a rotatividade da mesma; • Diminuiu a fila de espera de pacientes no aguardo para realizar cirurgia de catarata;
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
2013: 52 idosos realizaram cirurgia de catarata; 2014: 32 idosos realizaram cirurgia de catarata; 2015: 16 idosos realizaram cirurgia de catarata; 2016: 0 2017: 12 idosos realizaram cirurgia de catarata; 2018: 13 idosos realizaram cirurgia de catarata; 2019: 12 pacientes realizaram cirurgia até o mês de maio;
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Mensalmente na reunião de equipe o assunto é exposto conforme necessidade;
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Otimização do tempo de espera na fila de espera de cirurgias de catarata; Retornos programados pelo hospital anualmente; Humanização do serviço; Melhoria da qualidade de vida dos idosos;
2019
-
Sul
EU VEJO AS BELEZAS DE MARIPÁ
Introdução
Maripá é um Município de pequeno porte com população aproximada de 5.624 habitantes (IBGE), situada no extremo Oeste do Estado do Paraná com economia predominante do agro negocio (agricultura, piscicultura e floricultura), sendo que 95% por cento da população utilizam os serviços de saúde pública nas Unidades Básicas e centros de referência em média e alta complexidade por meio do consórcio intermunicipal de saúde. Em 2013 o Município totalizava 92 pacientes na fila de espera para realizar cirurgia de catarata, sendo que esse número pode chegar a 184 cirurgias, considerando que a maioria dos pacientes necessita realizar a cirurgia de catarata em ambos os olhos. Vale ressaltar que o sistema de saúde ocular deve contar com ações simples de atenção básica, executadas por profissionais de saúde treinados que realizam atividades preventivas da cegueira e promoção da saúde ocular. Os idosos devem ser encaminhados aos serviços de oftalmologia por critério de prioridade, inicialmente priorizando os casos com maior diminuição da acuidade visual. O Projeto Eu Vejo as Belezas de Maripá surgiu da necessidade de organizar a fila de espera para cirurgia de catarata e encaminhar os pacientes diagnosticados com a doença para realizar exames pré operatórios e os procedimentos cirúrgicos em hospitais de referência em oftalmologia da região e quando assim não for possível, ser encaminhado para referencias fora de domicilio, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes idosos.
Objetivos
• Realizar consultas com médico oftalmologista em parceria com o consórcio intermunicipal de saúde para todos os pacientes encaminhados pelos médicos da Atenção Básica para esta especialidade; • Realizar exames de fundoscopia, mapeamento de retina, tonometria para todos os pacientes nas consultas com médico oftalmologista; • Realizar tomografia de coerência óptica – OCP quando solicitado pelo médico especialista; • Realizar Retinografia Fluorescente quando solicitado pelo médico oftalmologista; • Realizar exames laboratoriais pré-operatórios em todos os pacientes encaminhados para cirurgia de catarata; • Realizar cirurgia de catarata em todos os pacientes diagnosticados e aptos a realizar o procedimento em hospital de referência em oftalmologia;
Metas
  1. • Organizar o fluxo de encaminhamento de pacientes que aguardam na fila de espera para realizar cirurgia de catarata agilizando a rotatividade da mesma;
  2. • Diminuir a fila de espera de pacientes no aguardo para realizar cirurgia de catarata;
  3. • Diminuir o tempo de espera dos pacientes na fila;
  4. • Otimizar os encaminhamentos de pacientes, de forma organizada, agendando o maior número de pacientes para a mesma data de avaliação e cirurgia, economizando recursos humanos e financeiros da Secretaria Municipal de Saúde;
Público alvo
Idosos com diagnóstico de catarata
Divulgação
Por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, ESF e mídia.
Número de participantes
125
Atividades
O projeto Eu vejo as Belezas de Maripá, realizará o acolhimento de todos os encaminhamentos de pacientes advindos de consulta médica com clínico geral na Atenção Básica, organizando a fila de espera para consulta com médico oftalmologista por ordem de data de entrada e cadastrada na fila de espera, conforme grau de prioridade especificado pelo médico generalista. O agendamento de consulta com médico oftalmologista se dará conforme agenda disponibilizada por meio do consórcio intermunicipal de saúde, levando em conta o número de vagas com a especialidade disponibilizadas para o Município de Maripá, a ordem de entrada na fila de espera e o grau de gravidade de cada paciente, como princípio de equidade. A consulta com o médico oftalmologista será realizada juntamente com os exames de tonometria, fundoscopia e mapeamento de retina, conforme protocolo do profissional oftalmologista. Após a consulta com o médico oftalmologista e diagnóstico de catarata, todos os pacientes serão cadastrados na fila de espera para realizar o procedimento cirúrgico em hospital referenciado na Regional de Saúde e/ou no Hospital de Olhos do Paraná – Unidade de Campo Largo. O setor de agendamento de especialidades do Município de Maripá realizará o contato com o hospital executante para agendar a avaliação com o cirurgião oftalmológico, enviando os pacientes com exames pré - operatórios previamente realizados (eletrocardiograma, coagulograma, RX de tórax, glicemia de jejum, hemograma completo, creatinina e parcial de urina), exames estes solicitados pelo médico da UBS (Unidade Básica de Saúde). Após a confirmação de data para a avaliação dos pacientes com o médico cirurgião, setor de agendamento ficará responsável pela logística de transporte destes pacientes até o hospital, bem como o retorno destes. O setor de serviço social do Município disponibilizará a hospedagem e alimentação para o paciente em casa de apoio, quando este não puder retornar na mesma data da avaliação/cirurgia. A equipe de Estratégia Saúde da Família disponibilizará um acompanhante (Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde) para acompanhar todos os pacientes do mutirão de cirurgias, para orientar e auxiliar na medicação pós - cirúrgica no dia do procedimento. O profissional acompanhante terá direito a hospedagem e alimentação livre de custos.
Resultados
Em 2013 o Município totalizava 92 pacientes na fila de espera para realizar cirurgia de catarata, aguardando desde o ano de 2011, sendo que esse número pode chegar a 184 cirurgias, considerando que a maioria dos pacientes necessita realizar a cirurgia de catarata em ambos os olhos. A Secretaria Municipal de Saúde de Maripá, por meio do setor de agendamento de especialidades realizou no período do ano de 2013 a 2018, 3.312 consultas oftalmológicas e 6.630 exames oftalmológicos, dos quais 33 novos pacientes foram diagnosticados com catarata, sendo incorporados na fila de espera já existente e encaminhados para realizar cirurgia no Hospital de Olhos do Paraná em Campo Largo via SUS. A partir do Projeto Eu Vejo as Belezas de Maripá, a fila de espera de pacientes diminuiu gradativamente como podemos observar na tabela a seguir: Em 2013 a fila de espera para realizar cirurgia de catarata era de 92 pacientes. Até junho de 2019 foram realizados 135 cirurgias, sendo que não encontram-se mais pacientes aguardando para realizar o procedimento na fila de espera. A duração máxima de espera atualmente é de 06 meses.

Ficha técnica

Município:
Maripá
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenação da experiência:
Clarice Fischer Angelotti
Email da coordenação:
claricef.angelotti@hotmail.com
Telefone institucional:
(45) 9992-93210
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)
Parceiros:
Secretaria Municipal de Saúde de Maripá, CISCOPAR e Hospital de Olhos do Paraná Unidade Campo Largo
Fotos:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br