Ano: 
2018
Categoria: 
Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
Natal
Instituição Responsável: 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenação da experiência: 
Vilani Medeiros de Araújo Nunes
Telefone institucional: 
(84) 9998-12699
Email da coordenação: 
vilani.nunes@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Vários foram os motivos que nos levaram a realizar essa experiência: • Em nosso município (Natal), a partir de Março de 2018, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa passou a considerada documento e cartão oficial de vacina. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 19 de março de 2018 (Nota Técnica), enfatizando assim a importância do projeto. • Considerando a vulnerabilidade dos idosos residentes em instituições de longa permanência, principalmente aqueles que vivem em instituições públicas/filantrópicas, o grupo de estudos em envelhecimento humano elaborou o Projeto intitulado “ Oportunidades de Melhoria na saúde de idosos institucionalizados” onde se propõe identificar lacunas que possibilitem a melhoria da qualidade da atenção à pessoa idosa com vistas a uma avaliação das condições de saúde e a partir dessas premissas, buscar oportunidades de atuação da equipe de saúde das instituições em conjunto com as unidades de saúde inseridas na atenção básica do município de Natal, com base Portaria nº 1.771, de 21 de novembro de 2017, onde em seu Art. 2° afirma que para a avaliação multidimensional da pessoa idosa na atenção básica poderá ser utilizada, como um instrumento de apoio, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e sua Ficha Espelho ou outros instrumentos equivalentes, com o objetivo de identificar o comprometimento da capacidade funcional e o potencial de risco e vulnerabilidades da pessoa idosa, sendo possível, assim, elaborar projetos terapêuticos singulares mais resolutivos. • Em busca de melhoria da qualidade nos serviços de atendimento à pessoa idosa institucionalizada, torna-se fundamental o preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, visto que este é um importante instrumento para qualificar a atenção à pessoa idosa no SUS. A Caderneta irá possibilitar a identificação das necessidades de saúde individuais, bem como o potencial de risco e graus de fragilidade, sendo, portanto, fundamental para o acompanhamento do idoso com resolutividade no SUS. Servirá ainda como um importante indicador das condições de saúde dos idosos. • De acordo com o Ministério da Saúde, a caderneta de saúde da pessoa idosa é também um importante instrumento de gestão do cuidado, que acompanha as condições de saúde e outros diversos aspectos que podem influenciar no bem estar pessoal, além de aperfeiçoar a assistência nos serviços de saúde, por contar com critérios de riscos. A implantação desta caderneta facilitará, entre outras ações, a construção da rede de atenção à essa população, singularizando as realidades para aplicação dos Projetos Terapêuticos Singulares, fortalecendo a sua importância, além de propiciar a reflexão dos profissionais que atuam neste âmbito sobre os processos de trabalho e sua operacionalização.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Este projeto tem como OBJETIVO GERAL: Implementar estratégias para implantação da caderneta de saúde da pessoa idosa em instituições de longa permanência, de caráter público/filantrópico no município de Natal/RN. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar Oficinas de Capacitação entre as equipes de saúde da atenção básica e cuidadores nas ILPI com vistas a conhecer e implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa em seus serviços; Caracterizar as instituições com base na estrutura física e recursos humanos; Apresentar o perfil sociodemográfico de saúde dos idosos, a partir das informações contidas nas cadernetas.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Meta 1: Realizar o cadastro da população com 60 anos ou mais residentes em ILPI filantrópica no município de Natal/RN, com base nos dados da vigilância sanitária, com distribuição de cadernetas para os idosos.
Meta 2: Caracterizar 100% das ILPI filantrópicas do Município de Natal com base na estrutura física e recursos humanos.
Meta 3: Realizar oficinas com equipes técnicas de 100% das ILPI filantrópica no município de Natal/RN e profissionais da Atenção Primária, responsáveis pela área descrita, com a finalidade de realizar capacitação no preenchimento da caderneta de saúde da
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos institucionalizados com diferentes graus de dependência, apresentando em sua maioria mais de uma comorbidade.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Na rede Municipal e Estadual de Saúde Pública; Nas oficinas de formação/capacitação com cuidadores e profissionais da APS (Estratégia Saúde da Família). Nas próprias ILPI; Por meio da plataforma digital da UFRN (SIGAA); Em eventos científicos realizados.
Onde foi desenvolvida?: 
O projeto tem inicialmente como objetivo contemplar todos os municípios do estado do RN que tenham instituições de longa permanência para idosos (ILPI) de caráter público e/ou filantrópico em sua área de abrangência. No entanto, foi iniciado com o município de Macaíba que dispõe de uma, sendo caracterizada como a instituição piloto do projeto, sendo a 1a a ser implantada a caderneta. Nesse sentido, partimos para o cadastro das instituições no município de Natal, que dispõe em sua área um total de seis ILPI de caráter filantrópico, não existindo nenhuma pública. Portanto, na experiência serão contemplas todas as Instituições de Longa Permanência de Idosos filantrópicas do município de Natal.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
A partir de oficinas de planejamento entre a equipe gestora do projeto (UFRN) e outras instituições que atuam em parceria com a atenção à saúde do idoso em nosso município (VISA, Conselhos Municipal e Estadual da Pessoa Idosa)
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
213
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
O projeto encontra-se no primeiro ano, contudo, pretendemos alcançar todos 213 idosos, de todas as ILPI filantrópicas do município. A experiência pretende alcançar 100% dos idosos institucionalizados, sendo cadastrados no município 6 ILPI, de caráter filantrópico, distribuídos entre as 4 áreas administrativas denominadas Distritos Sanitários (Norte, Sul, Leste e Oeste). Destes, 40 idosos residem na instituição A, 57 na instituição B, 22 idosos residem na instituição C, 38 na instituição D, 23 residem na instituição E e 33 idosos residem na instituição F. O projeto encontra-se na 3a etapa com 174 idosos participantes, que corresponde a 81,69% dos idosos.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
174
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Até o presente momento, o projeto já realizou a implementação da caderneta em 5 das 6 instituições em 100% dos idosos residentes. No entanto, apenas 01 idoso não teve a caderneta preenchida, pois encontrava-se hospitalizado e sem previsão de retorno à instituição. A próxima etapa do projeto irá contemplar a 6 instituição o que totalizará 100% das mesmas implantadas.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
As atividades foram previamente planejadas seguindo um cronograma elaborado pela coordenação do projeto que estão sendo seguidas rigorosamente. 1. Elaboração do projeto de pesquisa/extensão; 2. Submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa; Apesar do projeto estar de acordo com a portaria 1771/2017 que trata de uma ação desenvolvida em nível nacional com intenção de realizar a implantação da caderneta de saúde da pessoa idosa, a coordenação do projeto submeteu à Plataforma Brasil para fins de poder adentrar em todas as instituições de longa permanência por questões de compreensão do processo em relação àqueles estabelecimentos que pudessem se negar em participar e dessa forma, solicitamos as cartas de anuência das mesmas e assim todas consentiram sua participação. Dessa forma, o projeto foi aprovado para execução sob CAAE 78891717.7.0000.5292 e parecer do Comitê de ética em Pesquisa de nº 2.366.555. 3. Levantamento de leituras bibliográficas para embasamento teórico; 4. Realização de reuniões de planejamento com todos os integrantes do projeto para planejamento das oficinas de capacitações das equipes de saúde e cuidadores das ILPI; 5. Preparação dos Protocolos para reconhecimento do campo de Estudo e dinâmica para coleta de dados; 6. Aplicação de questionário com os Responsáveis Técnicos para caracterização das ILPI a partir da estrutura física e recursos humanos. 7. Realização de oficinas com os responsáveis técnicos das ILPI e servidores da Vigilância Sanitária/Natal (VISA) sobre como interpretar as informações consolidadas dos indicadores de saúde para as ILPI, de acordo com a RDC 283/2005; 8. Realização de oficinas de capacitação com as equipes de saúde da Atenção Primária e das ILPI, bem como cuidadores, com vistas a muní-los do conhecimento necessário e implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; 9. Identificação junto a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e aos serviços de atendimento à pessoa idosa no município; 10. Treinamento dos entrevistadores sobre o instrumento de coleta de dados; 11. Coleta de dados: realização de visitas às instituições, com avaliação de saúde dos idosos e preenchimento das cadernetas - os dados das cadernetas foram preenchidos pela equipe do projeto, em parceria com profissionais da Atenção Básica e profissionais das ILPI que tinham conhecimento técnico e se disponibilizaram a contribuir com o projeto. A parceria com os profissionais da atenção básica foi fundamental para estabelecimento de vínculo com os idosos institucionalizados, visto que a atenção básica tem papel essencial no cuidado destes. 12. Elaboração e alimentação dos bancos de dados 13. Tabulação dos dados; 14. Análise descritiva das variáveis do estudo utilizando o programa estatístico SPSS®, VERSÃO 20.0; 15. Caracterização das ILPI, com base na estrutura física e recursos humanos. 16. Análise das condições de saúde dos idosos institucionalizados com base nas informações contidas na caderneta. Observação importante: O projeto encontra-se em andamento e as etapas a seguir estão em fase de coleta. Identificar dos indicadores de fragilidade nos idosos residentes em ILPI. Identificar de oportunidades de melhoria nas ILPI Monitorar os indicadores contidos na RDC 283/2005, referente ao acompanhamento do idoso a partir do plano de cuidados estabelecidos. Realizar uma avaliação multidimensional da pessoa idosa residente nas ILPI com base nas informações contidas na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Realizar capacitação para profissionais da saúde na perspectiva do cuidado seguro à pessoa idosa. Elaborar uma Cartilha auto explicativa sobre indicadores de saúde para as ILPI. Construção do relatório final/ construção de artigos.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
1. Falta de recursos financeiros para deslocamento, compra de materiais para realizar as avaliações (fita, balança, adipômetro, tensiômetros, estetoscópios); 2. Aquisição das cadernetas no início do projeto; 3. Realizar avaliação de saúde global em idosos dependentes com um grau avançado de demência ou esquizofrenia; 4. Custear transporte, combustível, materiais de escritório; 5. As instituições não disporem de alguns documentos dos residentes, contendo informações necessárias ao preenchimento das cadernetas; 6. Instituições sem quantidade de profissionais suficiente à prestação de cuidados aos idosos.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Com a implantação de estratégias de introdução da caderneta de saúde da pessoa idosa em instituições de longa permanência filantrópicas no município de Natal/RN, foi observado uma maior busca das informações contidas nas cadernetas, como forma poder atuar diretamente sob os aspectos encontrados de determinadas condições do indivíduo idoso e de outros aspectos que possam interferir no seu bem estar e consequentemente no seu processo saúde-doença na atual situação encontrada pelos cuidadores e pela equipe de saúde das ILPI. Além disso, os Responsáveis Técnicos das instituições conseguiram, a partir do preenchimento das cadernetas de seus idosos, realizar de forma mais integralizada a coordenação do cuidado; no momento em que este instrumento facilita a identificação de fragilidades nesta população e revela a necessidade de se articular, quando necessário, com a Estratégia de Saúde da Família. Sendo assim, uma das significativas mudanças observadas com a implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi a potencialização de um novo olhar integral sobre esse público, reforçando a ideia da importância do trabalho articulado de diversas áreas na atenção integral à saúde da pessoa idosa. Portanto, a principal ferramenta deste trabalho não é de responsabilidade de uma única categoria profissional ou de uma pessoa, mas deve pertencer ao serviço e a todos que fazem parte do processo de cuidado dessa população tão vulnerável. Outro fator que foi identificado na trajetória do processo de implantação foi a intersetorialidade entre as diversas nuances institucionais em nossa realidade, onde houve grande integração entre a academia (UFRN), precursora do projeto, em sintonia com a secretaria municipal de saúde (tendo a atenção básica com as Unidades Básicas de Saúde e as estratégias saúde da família realizando e participando de vários momentos conjuntos). Vale ainda ressaltar os diversos saberes interdisciplinares que se somaram aos esforços para garantia da concretização dos objetivos inicialmente propostos.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Foram realizados 100% dos cadastros dos idosos institucionalizados, com base nos dados da vigilância sanitária, e distribuição das cadernetas para os idosos nas 6 instituições que participantes do projeto
100% (seis) das ILPI são de natureza filantrópica. Todas possuem responsável legal, com carga horária de 20 a 40 horas semanal. A maior parte dos funcionários (91,53%), possui vínculo formal com a instituição, sendo os cuidadores os mais presentes nas ILP
Realizadas 5 oficinas com equipes técnicas de 100% das ILPI e profissionais de atenção básica da área descrita, com a finalidade de realizar capacitação no preenchimento da caderneta de saúde do idoso.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
O projeto encontra-se em seu primeiro ano, contudo, pretendemos alcançar./beneficiar todas as instituições de longa permanência (6) cadastradas no município de Natal, contando atualmente com 213 idosos, de todas as ILPI filantrópicas. O projeto encontra-se na 3a etapa com 174 idosos participantes, que corresponde a 81,69% dos idosos. O projeto dispõe de uma equipe constituída por profissionais das diversas áreas do conhecimento, tais como sanitaristas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, discentes de graduação do curso de saúde coletiva e medicina e bolsistas que realizam semanalmente atividades conjuntas de planejamento e avaliação/monitoramento de todas as atividades preconizadas no cronograma. O grupo realiza capacitações internas na perspectiva de organizar oficinas de formação com a equipe de saúde das instituições e da atenção primária à saúde objetivando a implantação das cadernetas.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semanalmente.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
1- A possibilidade de implementar uma avaliação multidimensional da pessoa idosa institucionalizada e dessa forma a equipe de saúde realizar um plano de atenção direcionado às necessidades dos idosos; 2- O entendimento e divulgação de indicadores de saúde; 3- A implantação e a implementação da Caderneta de Saúde da pessoa idosa nas ILPI com vistas ao acompanhamento sistemático dos residentes; 4- A realização de oficinas de capacitação junto a equipe multiprofissional, possibilitando às instituições conhecerem as boas práticas de prevenção de quedas, úlceras por pressão, diarreia, desidratação, orientações de segurança à pessoa idosa; 5- Promover ações de caráter preventivo de agravos e doenças e de promoção da saúde, considerando aspectos primordiais para qualidade de vida dos longevos.
Quais as limitações da experiência?: 
1. Falta de recursos financeiros para deslocamento, compra de materiais para realizar as avaliações (fita, balança, adipômetro, tensiômetros, estetoscópios); 2. Aquisição das cadernetas para alcançar um maior número de idosos na comunidade; 3. Realizar avaliação de saúde global em idosos dependentes com um grau avançado de demência ou esquizofrenia; 4. Custear transporte, combustível, materiais de escritório; 5. As instituições não disporem de alguns documentos dos residentes, contendo informações necessárias ao preenchimento das cadernetas; 6. Instituições sem quantidade de profissionais suficiente à prestação de cuidados aos idosos para participar da implantação.
2018
-
Nordeste
Estratégias para implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa ILPIs

TÍTULO COMPLETO: Estratégias para implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa em Instituições de Longa Permanência: uma experiência exitosa

INTRODUÇÃO

Vários foram os motivos que nos levaram a realizar essa experiência:

•           Em nosso município (Natal), a partir de Março de 2018, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa passou a considerada documento e cartão oficial de vacina. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 19 de março de 2018 (Nota Técnica), enfatizando assim a importância do projeto.

•           Considerando a vulnerabilidade dos idosos residentes em instituições de longa permanência, principalmente aqueles que vivem em instituições públicas/filantrópicas, o grupo de estudos em envelhecimento humano elaborou o Projeto intitulado “ Oportunidades de Melhoria na saúde de idosos institucionalizados” onde se propõe identificar lacunas que possibilitem a melhoria da qualidade da atenção à pessoa idosa com vistas a uma avaliação das condições de saúde e a partir dessas premissas, buscar oportunidades de atuação da equipe de saúde das instituições em conjunto com as unidades de saúde inseridas na atenção básica do município de Natal, com base Portaria nº 1.771, de 21 de novembro de 2017, onde em seu Art. 2° afirma que para a avaliação multidimensional da pessoa idosa na atenção básica poderá ser utilizada, como um instrumento de apoio, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e sua Ficha Espelho ou outros instrumentos equivalentes, com o objetivo de identificar o comprometimento da capacidade funcional e o potencial de risco e vulnerabilidades da pessoa idosa, sendo possível, assim, elaborar projetos terapêuticos singulares mais resolutivos.

•           Em busca de melhoria da qualidade nos serviços de atendimento à pessoa idosa institucionalizada, torna-se fundamental o preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, visto que este é um importante instrumento para qualificar a atenção à pessoa idosa no SUS. A Caderneta irá possibilitar a identificação das necessidades de saúde individuais, bem como o potencial de risco e graus de fragilidade, sendo, portanto, fundamental para o acompanhamento do idoso com resolutividade no SUS. Servirá ainda como um importante indicador das condições de saúde dos idosos.

•           De acordo com o Ministério da Saúde, a caderneta de saúde da pessoa idosa é também um importante instrumento de gestão do cuidado, que acompanha as condições de saúde e outros diversos aspectos que podem influenciar no bem estar pessoal, além de aperfeiçoar a assistência nos serviços de saúde, por contar com critérios de riscos. A implantação desta caderneta facilitará, entre outras ações, a construção da rede de atenção à essa população, singularizando as realidades para aplicação dos Projetos Terapêuticos Singulares, fortalecendo a sua importância, além de propiciar a reflexão dos profissionais que atuam neste âmbito sobre os processos de trabalho e sua operacionalização.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Implementar estratégias para implantação da caderneta de saúde da pessoa idosa em instituições de longa permanência, de caráter público/filantrópico no município de Natal/RN.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Realizar Oficinas de Capacitação entre as equipes de saúde da atenção básica e cuidadores nas ILPI com vistas a conhecer e implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa em seus serviços;

Caracterizar as instituições com base na estrutura física e recursos humanos;

Apresentar o perfil sociodemográfico de saúde dos idosos, a partir das informações contidas nas cadernetas.

METAS

  • Meta 1: Realizar o cadastro da população com 60 anos ou mais residentes em ILPI filantrópica no município de Natal/RN, com base nos dados da vigilância sanitária, com distribuição de cadernetas para os idosos.
  • Meta 2: Caracterizar 100% das ILPI filantrópicas do Município de Natal com base na estrutura física e recursos humanos.
  • Meta 3: Realizar oficinas com equipes técnicas de 100% das ILPI filantrópica no município de Natal/RN e profissionais da Atenção Primária, responsáveis pela área descrita, com a finalidade de realizar capacitação no preenchimento da caderneta de saúde da pessoa idosa.

PÚBLICO-ALVO

Idosos institucionalizados com diferentes graus de dependência, apresentando em sua maioria mais de uma comorbidade.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

174

DIVULGAÇÃO

Na rede Municipal e Estadual de Saúde Pública; Nas oficinas de formação/capacitação com cuidadores e profissionais da APS (Estratégia Saúde da Família). Nas próprias ILPI; Por meio da plataforma digital da UFRN (SIGAA); Em eventos científicos realizados.

ATIVIDADES

As atividades foram previamente planejadas seguindo um cronograma elaborado pela coordenação do projeto que estão sendo seguidas rigorosamente.

1.    Elaboração do projeto de pesquisa/extensão;

2.    Submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa;

Apesar do projeto estar de acordo com a portaria 1771/2017 que trata de uma ação desenvolvida em nível nacional com intenção de realizar a implantação da caderneta de saúde da pessoa idosa, a coordenação do projeto submeteu à Plataforma Brasil para fins de poder adentrar em todas as instituições de longa permanência por questões de compreensão do processo em relação àqueles estabelecimentos que pudessem se negar em participar e dessa forma, solicitamos as cartas de anuência das mesmas e assim todas consentiram sua participação. Dessa forma, o projeto foi aprovado para execução sob CAAE 78891717.7.0000.5292 e parecer do Comitê de ética em Pesquisa de nº 2.366.555. 

 

3.  Levantamento de leituras bibliográficas para embasamento teórico;

4. Realização de reuniões de planejamento com todos os integrantes do projeto para planejamento das oficinas de capacitações das equipes de saúde e cuidadores das ILPI;

5. Preparação dos Protocolos para reconhecimento do campo de Estudo e dinâmica para coleta de dados;

6. Aplicação de questionário com os Responsáveis Técnicos para caracterização das ILPI a partir da estrutura física e recursos humanos.

7. Realização de oficinas com os responsáveis técnicos das ILPI e servidores da Vigilância Sanitária/Natal (VISA) sobre como interpretar as informações consolidadas dos indicadores de saúde para as ILPI, de acordo com a RDC 283/2005;

8. Realização de oficinas de capacitação com as equipes de saúde da Atenção Primária e das ILPI, bem como cuidadores, com vistas a muni-los do conhecimento necessário e implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa;

9. Identificação junto a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e aos serviços de atendimento à pessoa idosa no município;

10. Treinamento dos entrevistadores sobre o instrumento de coleta de dados;

11. Coleta de dados: realização de visitas às instituições, com avaliação de saúde dos idosos e preenchimento das cadernetas - os dados das cadernetas foram preenchidos pela equipe do projeto, em parceria com profissionais da Atenção Básica e profissionais das ILPI que tinham conhecimento técnico e se disponibilizaram a contribuir com o projeto. A parceria com os profissionais da atenção básica foi fundamental para estabelecimento de vínculo com os idosos institucionalizados, visto que a atenção básica tem papel essencial no cuidado destes.

12. Elaboração e alimentação dos bancos de dados

13. Tabulação dos dados;

14. Análise descritiva das variáveis do estudo utilizando o programa estatístico SPSS®, VERSÃO 20.0;

15. Caracterização das ILPI, com base na estrutura física e recursos humanos.

16. Análise das condições de saúde dos idosos institucionalizados com base nas informações contidas na caderneta.

 

Observação importante: O projeto encontra-se em andamento e as etapas a seguir estão em fase de coleta.

Identificar dos indicadores de fragilidade nos idosos residentes em ILPI.

Identificar de oportunidades de melhoria nas ILPI

Monitorar os indicadores contidos na RDC 283/2005, referente ao acompanhamento do idoso a partir do plano de cuidados estabelecidos.

Realizar uma avaliação multidimensional da pessoa idosa residente nas ILPI com base nas informações contidas na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Realizar capacitação para profissionais da saúde na perspectiva do cuidado seguro à pessoa idosa.

Elaborar uma Cartilha autoexplicativa sobre indicadores de saúde para as ILPI.

Construção do relatório final/ construção de artigos.

EQUIPE

A equipe é formada por 19 integrantes e composta por estudantes do curso de Saúde Coletiva e Medicina, além de profissionais da Nutrição, Odontologia, Enfermagem, docentes e servidores da UFRN, além de servidores da SMS-Natal (Coordenação de atenção à pessoa idosa municipal e estadual, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e Dentistas da Estratégia Saúde da Família).

Todos os integrantes da equipe desenvolvem funções semelhantes no que se refere às atividades de campo que são realizadas em todas as instituições onde os idosos residem, ou seja, o preenchimento das cadernetas na perspectiva de realizar avaliação de saúde nos idosos. Após os referidos preenchimentos, todos passam a colaborar a alimentar os bancos de dados, realizar análises, produzir relatórios e participar de reuniões com discussões em cima dos resultados encontrados…

1-         Coordenação do Projeto: Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. Doutora em Ciências da Saúde

2-         Equipe Técnica do Projeto composta por:

a)         Enfermeiros (4) – Responsáveis pela organização das oficinas de formação/capacitação pelo preenchimento das cadernetas

b)         Dentistas (2) – Responsáveis pela capacitação nas oficinas da avaliação da saúde bucal dos idosos nas ILPI, tanto na atenção básica de saúde como nas equipes das instituições. Elaboração e organização dos bancos de dados.

c)         Nutricionistas (2) – Responsáveis pela capacitação nas oficinas da avaliação nutricional dos idosos nas ILPI, tanto na atenção básica de saúde como nas equipes das instituições.

d)         Fisioterapêuticos (1) – Responsável pela avaliação da capacidade funcional dos idosos nas ILPI.

e)         Representantes da Vigilância Sanitária (3) – Parceiros colaboradores na avaliação dos indicadores de saúde e cadastro das ILPI.

f)         Representante da SMS/Natal - Departamento de Atenção à Saúde à Pessoa Idosa (1) – Participação na oficina de planejamento e distribuição das cadernetas por distrito sanitário.

g)         Discentes dos Cursos de Medicina, Saúde Coletiva e Pós Graduação em Gerontologia (3) - Preenchimento de cadernetas da pessoa idosa/ Colaboração em trabalhos científicos oriundos dos resultados do projeto e alimentação dos bancos de dados.

h)         Bolsista de Apoio Técnico  (1) – Discente do curso de graduação em Saúde Coletiva, responsável pela organização dos bancos de dados das instituições.

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

Caderneta de saúde da pessoa idosa, lápis, borracha, canetas, envelopes, computador, impressora, cartucho de tinta para impressora, folhas de ofício, calculadora, fita métrica, balança, posti-it, datashow, notebook, abaixador de língua, guardanapos e Equipamentos de Proteção Individual (Jaleco, máscara, luvas, gorro), estetoscópio e esfigmomanômetro.

O projeto não teve nenhuma instituição patrocinadora. Todo o material utilizado foi doado pela equipe participante (Papel oficio A4 c/ 500 folhas, Grampo grampeador 26/26 – CX c/ 1000, impressão de fotos, material de expediente (canetas, lápis grafite, borracha, pranchetas, marca texto) utilizados nas oficinas de capacitação para o preenchimento das cadernetas).

 

RESULTADOS

Com a implantação de estratégias  de introdução da caderneta de saúde da pessoa idosa em instituições de longa permanência filantrópicas no município de Natal/RN, foi observado uma maior busca das informações contidas nas cadernetas, como forma poder atuar diretamente sob os aspectos encontrados de determinadas condições do indivíduo idoso e de outros aspectos que possam interferir no seu bem estar e consequentemente no seu processo saúde-doença na atual situação encontrada pelos cuidadores e pela equipe de saúde das ILPI.

 

Além disso, os Responsáveis Técnicos das instituições conseguiram, a partir do preenchimento das cadernetas de seus idosos, realizar de forma mais integralizada a coordenação do cuidado; no momento em que este instrumento facilita a identificação de fragilidades nesta população e revela a necessidade de se articular, quando necessário, com a Estratégia de Saúde da Família. Sendo assim, uma das significativas mudanças observadas com a implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi a potencialização de um novo olhar integral sobre esse público, reforçando a ideia da importância do trabalho articulado de diversas áreas na atenção integral à saúde da pessoa idosa. Portanto, a principal ferramenta deste trabalho não é de responsabilidade de uma única categoria profissional ou de uma pessoa, mas deve pertencer ao serviço e a todos que fazem parte do processo de cuidado dessa população tão vulnerável.

 

Outro fator que foi identificado na trajetória do processo de implantação foi a intersetorialidade entre as diversas nuances institucionais em nossa realidade, onde houve grande integração entre a academia (UFRN), precursora do projeto, em sintonia com a secretaria municipal de saúde (tendo a atenção básica com as Unidades Básicas de Saúde e as estratégias saúde da família realizando e participando de vários momentos conjuntos). Vale ainda ressaltar os diversos saberes interdisciplinares que se somaram aos esforços para garantia da concretização dos objetivos inicialmente propostos.

 

Foram realizados 100% dos cadastros dos idosos institucionalizados, com base nos dados da vigilância sanitária, e distribuição das cadernetas para os idosos nas 6 instituições que participantes do projeto                     

100% (seis) das ILPI são de natureza filantrópica. Todas possuem responsável legal, com carga horária de 20 a 40 horas semanal. A maior parte dos funcionários (91,53%), possui vínculo formal com a instituição, sendo os cuidadores os mais presentes nas ILPI

Realizadas 5 oficinas com equipes técnicas de 100% das ILPI e profissionais de atenção básica da área descrita, com a finalidade de realizar capacitação no preenchimento da caderneta de saúde do idoso.

Introdução
Vários foram os motivos que nos levaram a realizar essa experiência: • Em nosso município (Natal), a partir de Março de 2018, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa passou a considerada documento e cartão oficial de vacina. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 19 de março de 2018 (Nota Técnica), enfatizando assim a importância do projeto. • Considerando a vulnerabilidade dos idosos residentes em instituições de longa permanência, principalmente aqueles que vivem em instituições públicas/filantrópicas, o grupo de estudos em envelhecimento humano elaborou o Projeto intitulado “ Oportunidades de Melhoria na saúde de idosos institucionalizados” onde se propõe identificar lacunas que possibilitem a melhoria da qualidade da atenção à pessoa idosa com vistas a uma avaliação das condições de saúde e a partir dessas premissas, buscar oportunidades de atuação da equipe de saúde das instituições em conjunto com as unidades de saúde inseridas na atenção básica do município de Natal, com base Portaria nº 1.771, de 21 de novembro de 2017, onde em seu Art. 2° afirma que para a avaliação multidimensional da pessoa idosa na atenção básica poderá ser utilizada, como um instrumento de apoio, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e sua Ficha Espelho ou outros instrumentos equivalentes, com o objetivo de identificar o comprometimento da capacidade funcional e o potencial de risco e vulnerabilidades da pessoa idosa, sendo possível, assim, elaborar projetos terapêuticos singulares mais resolutivos. • Em busca de melhoria da qualidade nos serviços de atendimento à pessoa idosa institucionalizada, torna-se fundamental o preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, visto que este é um importante instrumento para qualificar a atenção à pessoa idosa no SUS. A Caderneta irá possibilitar a identificação das necessidades de saúde individuais, bem como o potencial de risco e graus de fragilidade, sendo, portanto, fundamental para o acompanhamento do idoso com resolutividade no SUS. Servirá ainda como um importante indicador das condições de saúde dos idosos. • De acordo com o Ministério da Saúde, a caderneta de saúde da pessoa idosa é também um importante instrumento de gestão do cuidado, que acompanha as condições de saúde e outros diversos aspectos que podem influenciar no bem estar pessoal, além de aperfeiçoar a assistência nos serviços de saúde, por contar com critérios de riscos. A implantação desta caderneta facilitará, entre outras ações, a construção da rede de atenção à essa população, singularizando as realidades para aplicação dos Projetos Terapêuticos Singulares, fortalecendo a sua importância, além de propiciar a reflexão dos profissionais que atuam neste âmbito sobre os processos de trabalho e sua operacionalização.
Objetivos
Este projeto tem como OBJETIVO GERAL: Implementar estratégias para implantação da caderneta de saúde da pessoa idosa em instituições de longa permanência, de caráter público/filantrópico no município de Natal/RN. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar Oficinas de Capacitação entre as equipes de saúde da atenção básica e cuidadores nas ILPI com vistas a conhecer e implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa em seus serviços; Caracterizar as instituições com base na estrutura física e recursos humanos; Apresentar o perfil sociodemográfico de saúde dos idosos, a partir das informações contidas nas cadernetas.
Metas
  1. Meta 1: Realizar o cadastro da população com 60 anos ou mais residentes em ILPI filantrópica no município de Natal/RN, com base nos dados da vigilância sanitária, com distribuição de cadernetas para os idosos.
  2. Meta 2: Caracterizar 100% das ILPI filantrópicas do Município de Natal com base na estrutura física e recursos humanos.
  3. Meta 3: Realizar oficinas com equipes técnicas de 100% das ILPI filantrópica no município de Natal/RN e profissionais da Atenção Primária, responsáveis pela área descrita, com a finalidade de realizar capacitação no preenchimento da caderneta de saúde da
Público alvo
Idosos institucionalizados com diferentes graus de dependência, apresentando em sua maioria mais de uma comorbidade.
Divulgação
Na rede Municipal e Estadual de Saúde Pública; Nas oficinas de formação/capacitação com cuidadores e profissionais da APS (Estratégia Saúde da Família). Nas próprias ILPI; Por meio da plataforma digital da UFRN (SIGAA); Em eventos científicos realizados.
Número de participantes
174
Atividades
As atividades foram previamente planejadas seguindo um cronograma elaborado pela coordenação do projeto que estão sendo seguidas rigorosamente. 1. Elaboração do projeto de pesquisa/extensão; 2. Submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa; Apesar do projeto estar de acordo com a portaria 1771/2017 que trata de uma ação desenvolvida em nível nacional com intenção de realizar a implantação da caderneta de saúde da pessoa idosa, a coordenação do projeto submeteu à Plataforma Brasil para fins de poder adentrar em todas as instituições de longa permanência por questões de compreensão do processo em relação àqueles estabelecimentos que pudessem se negar em participar e dessa forma, solicitamos as cartas de anuência das mesmas e assim todas consentiram sua participação. Dessa forma, o projeto foi aprovado para execução sob CAAE 78891717.7.0000.5292 e parecer do Comitê de ética em Pesquisa de nº 2.366.555. 3. Levantamento de leituras bibliográficas para embasamento teórico; 4. Realização de reuniões de planejamento com todos os integrantes do projeto para planejamento das oficinas de capacitações das equipes de saúde e cuidadores das ILPI; 5. Preparação dos Protocolos para reconhecimento do campo de Estudo e dinâmica para coleta de dados; 6. Aplicação de questionário com os Responsáveis Técnicos para caracterização das ILPI a partir da estrutura física e recursos humanos. 7. Realização de oficinas com os responsáveis técnicos das ILPI e servidores da Vigilância Sanitária/Natal (VISA) sobre como interpretar as informações consolidadas dos indicadores de saúde para as ILPI, de acordo com a RDC 283/2005; 8. Realização de oficinas de capacitação com as equipes de saúde da Atenção Primária e das ILPI, bem como cuidadores, com vistas a muní-los do conhecimento necessário e implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; 9. Identificação junto a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e aos serviços de atendimento à pessoa idosa no município; 10. Treinamento dos entrevistadores sobre o instrumento de coleta de dados; 11. Coleta de dados: realização de visitas às instituições, com avaliação de saúde dos idosos e preenchimento das cadernetas - os dados das cadernetas foram preenchidos pela equipe do projeto, em parceria com profissionais da Atenção Básica e profissionais das ILPI que tinham conhecimento técnico e se disponibilizaram a contribuir com o projeto. A parceria com os profissionais da atenção básica foi fundamental para estabelecimento de vínculo com os idosos institucionalizados, visto que a atenção básica tem papel essencial no cuidado destes. 12. Elaboração e alimentação dos bancos de dados 13. Tabulação dos dados; 14. Análise descritiva das variáveis do estudo utilizando o programa estatístico SPSS®, VERSÃO 20.0; 15. Caracterização das ILPI, com base na estrutura física e recursos humanos. 16. Análise das condições de saúde dos idosos institucionalizados com base nas informações contidas na caderneta. Observação importante: O projeto encontra-se em andamento e as etapas a seguir estão em fase de coleta. Identificar dos indicadores de fragilidade nos idosos residentes em ILPI. Identificar de oportunidades de melhoria nas ILPI Monitorar os indicadores contidos na RDC 283/2005, referente ao acompanhamento do idoso a partir do plano de cuidados estabelecidos. Realizar uma avaliação multidimensional da pessoa idosa residente nas ILPI com base nas informações contidas na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Realizar capacitação para profissionais da saúde na perspectiva do cuidado seguro à pessoa idosa. Elaborar uma Cartilha auto explicativa sobre indicadores de saúde para as ILPI. Construção do relatório final/ construção de artigos.
Resultados
Com a implantação de estratégias de introdução da caderneta de saúde da pessoa idosa em instituições de longa permanência filantrópicas no município de Natal/RN, foi observado uma maior busca das informações contidas nas cadernetas, como forma poder atuar diretamente sob os aspectos encontrados de determinadas condições do indivíduo idoso e de outros aspectos que possam interferir no seu bem estar e consequentemente no seu processo saúde-doença na atual situação encontrada pelos cuidadores e pela equipe de saúde das ILPI. Além disso, os Responsáveis Técnicos das instituições conseguiram, a partir do preenchimento das cadernetas de seus idosos, realizar de forma mais integralizada a coordenação do cuidado; no momento em que este instrumento facilita a identificação de fragilidades nesta população e revela a necessidade de se articular, quando necessário, com a Estratégia de Saúde da Família. Sendo assim, uma das significativas mudanças observadas com a implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi a potencialização de um novo olhar integral sobre esse público, reforçando a ideia da importância do trabalho articulado de diversas áreas na atenção integral à saúde da pessoa idosa. Portanto, a principal ferramenta deste trabalho não é de responsabilidade de uma única categoria profissional ou de uma pessoa, mas deve pertencer ao serviço e a todos que fazem parte do processo de cuidado dessa população tão vulnerável. Outro fator que foi identificado na trajetória do processo de implantação foi a intersetorialidade entre as diversas nuances institucionais em nossa realidade, onde houve grande integração entre a academia (UFRN), precursora do projeto, em sintonia com a secretaria municipal de saúde (tendo a atenção básica com as Unidades Básicas de Saúde e as estratégias saúde da família realizando e participando de vários momentos conjuntos). Vale ainda ressaltar os diversos saberes interdisciplinares que se somaram aos esforços para garantia da concretização dos objetivos inicialmente propostos.

Ficha técnica

Município:
Natal
Instituição Responsável:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Coordenação da experiência:
Vilani Medeiros de Araújo Nunes
Email da coordenação:
vilani.nunes@gmail.com
Telefone institucional:
(84) 9998-12699
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Parceiros:
Secretaria Municipal de Saúde
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br