Ano: 
2019
Categoria: 
Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
BELO HORIZONTE
Instituição Responsável: 
Núcleo de Educação Permanente da Diretoria Regional de Saúde Noroeste da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Parceiros: 
Programa De Residência Multiprofissional Em Atenção Básica / Saúde Da Família Da Secretaria Municipal De Saúde De Belo Horizonte
Coordenação da experiência: 
Maria Teresinha de Oliveira Fernandes
Telefone institucional: 
(31) 3246-7034
Email da coordenação: 
mariateresinha@pbh.gov.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O Distrito Sanitário Noroeste tem população cadastrada (SUS-BH, 2017) de aproximadamente 236.461 habitantes (21,47% da pop de BH) e população idosa 50.767, constituindo-se o primeiro Distrito Sanitário em população idosa do município. Na Atenção Básica o atendimento ao idoso ainda tem sido centrado na patologia em detrimento do olhar integral, da saúde em redes de atenção. Com isso, observou-se como consequência a perda de oportunidades de outras intervenções priorizando a funcionalidade e a pouca informação sobre idoso no atendimento e sua avaliação. A utilização dos serviços da rede de atenção disponíveis ainda é pouco acionada seja pelo seu desconhecimento por parte da própria rede, seja pelo desconhecimento do idoso e sua família. Busca-se despertar um olhar atento para o idoso, de todas as categorias, inclusive do Técnico de enfermagem pela natureza de seu trabalho nos múltiplos espaços dos centros de saúde onde se realizam procedimentos de enfermagem, tais como: curativo, imunização, coleta de exames laboratoriais, sala de observação, dentre outros poderiam contribuir para promoção de saúde, prevenção de agravos, reabilitação no âmbito da Atenção Básica junto às equipes de Saúde da Família. Por outro lado, o Agente Comunitário de Saúde também poderia aprimorar seu olhar para a vigilância domiciliar do idoso, para a relação entre idoso-família-cuidador, e para os espaços da comunidade onde vive o idoso. Poderia também contribuir, também para promoção de saúde, prevenção de agravos, reabilitação no âmbito da Atenção Básica junto às equipes de Saúde da Família, onde se tem percebido um aumento da presença de idosos e às vezes com condições crônicas saúde agudizada e agravada com a perda de funcionalidade.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Objetivo geral: Consolidar a implementação da Caderneta da Pessoa Idosa como uma prática cotidiana de cuidado e vigilância em saúde na Atenção Básica por todos os membros das EqSF. Objetivos específicos: - compreender o envelhecimento populacional, direitos, vigilância em saúde para a sistematização do cuidado através da Caderneta da Pessoa Idosa na Atenção Básica (AB), na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS); - Desenvolver perfil competência, habilidades e atitudes em saúde do idoso na Atenção Básica; - Sensibilizar o profissional da Atenção Básica para o enfrentamento do cuidado ao idoso enquanto referência para a sociedade que envelhece e cada vez mais procura os serviços públicos de saúde; - Induzir o atendimento à pessoa idosa na Atenção Básica incluindo a funcionalidade; - Aplicar conhecimentos em saúde do idoso no cotidiano.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
- META 1: Implementar 700 Cadernetas da Pessoa Idosa de forma consciente e progressiva enquanto educação em saúde.
- META 2: Sensibilizar 100% das equipes da Atenção Básica na tomada de decisões com condutas voltadas para preservação da qualidade de vida da pessoa idosa.
- META 3: Antecipar à fragilização dos idosos, maus tratos, abandono, condições familiares, identificação ou não de cuidador por meio da vigilância domiciliar em 100% dos domicílios com idosos de 80 anos e mais.
- META 4: Identificar em 100% do risco de fragilização dos idosos frequentadores dos Centros de Saúde nos espaços de atendimento da enfermagem.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
- Idosos residentes das áreas de abrangências dos 16 Centros de Saúde da Regional de Saúde Noroeste, considerando 60 anos e mais
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A experiência atingiu o público alvo – idoso - por meio da visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde e nos centros de saúde onde os idosos estavam presentes.
Onde foi desenvolvida?: 
Regional de Saúde Noroeste da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Esta Regional abrange o Distrito Sanitário Noroeste cuja população cadastrada (SUS-BH) é de aproximadamente 236.461 habitantes (21,47% da pop de BH) e população idosa 50.767, constituindo-se o primeiro Distrito Sanitário em população idosa do município.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
foi critério de inclusão na experiência os idosos a faixa etária de 60 anos e mais, aqueles que se encontravam presentes nos centros de saúde ou no domicílio no período de dispersão, selecionar pelo 5 idoso por participante da qualificação.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
700
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
- ano de 2018: 235 na primeira etapa da proposta. - ano de 2019: 235 na continuidade da primeira etapa
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
235
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Não houve saída de idosos, porém, não alcançamos a meta de preenchimento de 5 cadernetas por participantes da qualificação, não frequentação de todos os módulos do curso, dificuldades na articulação com as EqSF no processo de trabalho cotidiano em determinadas áreas de abrangência e suas características.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Foi proposta uma capacitação para preparar os profissionais para intervenção: - Atividade na modalidade presencial com uso de metodologias ativas com períodos de concentração e dispersão, carga horária total de 20 horas para 96 Técnicos de Enfermagem e 55 Agentes Comunitários de Saúde. Os participantes foram preparados com os temas: Módulo1 - Noções básicas sobre envelhecimento - Estatuto do idoso - Violência/negligência Módulo 2 - Relações familiares e o cuidador de idoso - ambiência - Prevenção - Prevenção de quedas - Polifarmácia Módulo 3 - AVD - AIVD - Demências - Cuidados Paliativos Módulo 4 - Implementação da caderneta do idoso: ação integrativa - Orientação para o trabalho de dispersão: • Cada participante deverá entregar e preencher no mínimo 5 Cadernetas e espelho. • Essa ação deverá ser planejada com toda a equipe. • O ACS pode realizar a atividade no domicilio e TE/AE pode ser no Centro de Saúde. • Consolidar o perfil dos idosos que receberam a Caderneta, por Centro de Saúde, conforme os itens da ficha espelho. • Esse consolidado deverá ser apresentado em Power point ou cartaz em fevereiro/19. • Preparar também um relato de como planejaram e executaram a proposta da dispersão, os atores envolvidos, articulações que fizeram, e elencar recomendações, sugestões para se consolidar a implementação da caderneta. • O tempo de apresentação será de 10 minutos para cada Centro de Saúde. Modulo 5 Encerramento dos trabalhos em fevereiro de 2019 com a presentação da Implementação da Caderneta da Pessoa nos Centros de Centros pelo público alvo da capacitação
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
- Aposentadorias, férias prêmio e aumento do número de contratos administrativos. - O conceito de Promoção da Saúde tem uma complexidade de compreensão pelo público alvo da capacitação: Atividades que prezem pelo bem-estar físico, psicológico, social, cultural e legal estimulando o autocuidado e a independência do idoso - A articulação do trabalho em equipe pouco engajamento com a saúde do idoso.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Repercussões no processo de trabalho: 1. As equipes passam a pensar minimamente no planejamento do cuidado ao idoso: - Critérios para preenchimento gradual da caderneta, aproveitando espaços/tempo para entrega ao idoso: frequência do idoso ao Centro de Saúde, idoso restrito ao domicilio, idoso que tem convênios, visita Domiciliar, equipe Saúde da Família, NASF. - Implementar um sistema de preenchimento de dados (da ficha espelho) direto no computador, estipular uma quantidade de cadernetas que deverá ser preenchida por mês para cada equipe, fazer ações nos centros de saúde mostrando e explicando a importância da caderneta do idoso. 2. No processo de trabalho/cuidado: sempre que um idoso for passar por uma consulta, caso esse idoso não possua ainda a caderneta, oferecer a ele, explicando as vantagens da caderneta, enfatizar a importância da Caderneta de Saúde ser apresentada sempre no momento da consulta ou em casos de emergência/urgência 3. A comunicação com a pessoa idosa: abordagem aos que são bem esclarecidos e outros que precisaram da ajuda de um acompanhante para fornecer informações de saúde 4. Aprendizagem das equipes: a importância da caderneta para o idoso e para a EqSF, propor mutirão para preenchimento da caderneta para todos os idosos do Centro de Saúde, o profissional deve verificar em toda consulta se as vacinas estão em dia e orientar o idoso sobre a importância da vacinação enquanto prevenção.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
- META 1: Implementar 700 Cadernetas da Pessoa Idosa de forma consciente e progressiva enquanto educação em saúde - Implementou-se 235 Cadernetas da Pessoa Idosa na primeira etapa.
Sensibilizar 100% das equipes da Atenção Básica na tomada de decisões com condutas voltadas para preservação da qualidade de vida da pessoa idosa - dos 16 Centros de Saúde tivemos participação de 15 unidades.
Antecipar à fragilização dos idosos, maus tratos, abandono, condições familiares, identificação ou não de cuidador por meio da vigilância domiciliar em 100% dos domicílios com idosos de 80 anos e mais - Ainda a ser alcançada por monitoramento.to
- META 4: Identificar em 100% do risco de fragilização dos idosos frequentadores dos Centros de Saúde nos espaços de atendimento da enfermagem - Ainda a ser alcançada não perdendo de vista o monitoramento.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
- Como resultados destacam-se os seguintes produtos: 1. da organização da qualificação: formação de 4 tutores e 9 facilitadores em metodologias ativas, construção coletiva da grade temática e dos guias para facilitadores e discentes; 2. da capacitação: plano de trabalho/articulação nos centros de saúde para implementação da Caderneta do Idoso junto às Equipes de Saúde da Família e equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) 3. 63 trabalhadores inscritos para cuidado e vigilância em saúde, 47 com certificação institucional pela carga horária de 75% e mais. 19 inscritos não conseguiram atingir a certificação. 4. 235 Cadernetas implementadas para os idosos
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
A frequência de reuniões é semestral. O espelho é preenchido mensalmente. Firmou-se uma parceria do Núcleo de Educação Permanente e Gerência de Assistência, epidemiologia e Regulação.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
- Desenvolvimento de trabalho na perspectiva de coletivos - Incentivar a utilização da Caderneta da Pessoa Idosa - Melhorar diagnóstico e conhecimento da saúde dos idosos das áreas de abrangência dos centros de saúde -Possibilitar a sistematização do cuidado ao idoso na Atenção Básica - Aproximar profissionais nos Centros de Saúde - Aproximar nível de gestão e trabalhadores - Aprimorar as ações educativas considerando as críticas e sugestões dos participantes, assim nas observações dos trabalhos da dispersão.
Quais as limitações da experiência?: 
- O processo de trabalho atual das equipes necessita de articulação para implementação das cadernetas. - A participação do idoso ainda é tímida na construção da cidadania e do cuidado, além das questões relacionadas à educação em saúde. - A supervisão do enfermeiro ainda precisa se consolidar na AB para estas categorias, pois nem todos os planos de trabalho propostos foram efetivados com acompanhamento dos mesmos.
2019
-
Sudeste
A Educação Permanente como estratégia implementação do cuidado ao idoso na atenção básica: qualificação do cuidado ao idoso ao idoso
Introdução
O Distrito Sanitário Noroeste tem população cadastrada (SUS-BH, 2017) de aproximadamente 236.461 habitantes (21,47% da pop de BH) e população idosa 50.767, constituindo-se o primeiro Distrito Sanitário em população idosa do município. Na Atenção Básica o atendimento ao idoso ainda tem sido centrado na patologia em detrimento do olhar integral, da saúde em redes de atenção. Com isso, observou-se como consequência a perda de oportunidades de outras intervenções priorizando a funcionalidade e a pouca informação sobre idoso no atendimento e sua avaliação. A utilização dos serviços da rede de atenção disponíveis ainda é pouco acionada seja pelo seu desconhecimento por parte da própria rede, seja pelo desconhecimento do idoso e sua família. Busca-se despertar um olhar atento para o idoso, de todas as categorias, inclusive do Técnico de enfermagem pela natureza de seu trabalho nos múltiplos espaços dos centros de saúde onde se realizam procedimentos de enfermagem, tais como: curativo, imunização, coleta de exames laboratoriais, sala de observação, dentre outros poderiam contribuir para promoção de saúde, prevenção de agravos, reabilitação no âmbito da Atenção Básica junto às equipes de Saúde da Família. Por outro lado, o Agente Comunitário de Saúde também poderia aprimorar seu olhar para a vigilância domiciliar do idoso, para a relação entre idoso-família-cuidador, e para os espaços da comunidade onde vive o idoso. Poderia também contribuir, também para promoção de saúde, prevenção de agravos, reabilitação no âmbito da Atenção Básica junto às equipes de Saúde da Família, onde se tem percebido um aumento da presença de idosos e às vezes com condições crônicas saúde agudizada e agravada com a perda de funcionalidade.
Objetivos
Objetivo geral: Consolidar a implementação da Caderneta da Pessoa Idosa como uma prática cotidiana de cuidado e vigilância em saúde na Atenção Básica por todos os membros das EqSF. Objetivos específicos: - compreender o envelhecimento populacional, direitos, vigilância em saúde para a sistematização do cuidado através da Caderneta da Pessoa Idosa na Atenção Básica (AB), na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS); - Desenvolver perfil competência, habilidades e atitudes em saúde do idoso na Atenção Básica; - Sensibilizar o profissional da Atenção Básica para o enfrentamento do cuidado ao idoso enquanto referência para a sociedade que envelhece e cada vez mais procura os serviços públicos de saúde; - Induzir o atendimento à pessoa idosa na Atenção Básica incluindo a funcionalidade; - Aplicar conhecimentos em saúde do idoso no cotidiano.
Metas
  1. - META 1: Implementar 700 Cadernetas da Pessoa Idosa de forma consciente e progressiva enquanto educação em saúde.
  2. - META 2: Sensibilizar 100% das equipes da Atenção Básica na tomada de decisões com condutas voltadas para preservação da qualidade de vida da pessoa idosa.
  3. - META 3: Antecipar à fragilização dos idosos, maus tratos, abandono, condições familiares, identificação ou não de cuidador por meio da vigilância domiciliar em 100% dos domicílios com idosos de 80 anos e mais.
  4. - META 4: Identificar em 100% do risco de fragilização dos idosos frequentadores dos Centros de Saúde nos espaços de atendimento da enfermagem.
Público alvo
- Idosos residentes das áreas de abrangências dos 16 Centros de Saúde da Regional de Saúde Noroeste, considerando 60 anos e mais
Divulgação
A experiência atingiu o público alvo – idoso - por meio da visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde e nos centros de saúde onde os idosos estavam presentes.
Número de participantes
235
Atividades
Foi proposta uma capacitação para preparar os profissionais para intervenção: - Atividade na modalidade presencial com uso de metodologias ativas com períodos de concentração e dispersão, carga horária total de 20 horas para 96 Técnicos de Enfermagem e 55 Agentes Comunitários de Saúde. Os participantes foram preparados com os temas: Módulo1 - Noções básicas sobre envelhecimento - Estatuto do idoso - Violência/negligência Módulo 2 - Relações familiares e o cuidador de idoso - ambiência - Prevenção - Prevenção de quedas - Polifarmácia Módulo 3 - AVD - AIVD - Demências - Cuidados Paliativos Módulo 4 - Implementação da caderneta do idoso: ação integrativa - Orientação para o trabalho de dispersão: • Cada participante deverá entregar e preencher no mínimo 5 Cadernetas e espelho. • Essa ação deverá ser planejada com toda a equipe. • O ACS pode realizar a atividade no domicilio e TE/AE pode ser no Centro de Saúde. • Consolidar o perfil dos idosos que receberam a Caderneta, por Centro de Saúde, conforme os itens da ficha espelho. • Esse consolidado deverá ser apresentado em Power point ou cartaz em fevereiro/19. • Preparar também um relato de como planejaram e executaram a proposta da dispersão, os atores envolvidos, articulações que fizeram, e elencar recomendações, sugestões para se consolidar a implementação da caderneta. • O tempo de apresentação será de 10 minutos para cada Centro de Saúde. Modulo 5 Encerramento dos trabalhos em fevereiro de 2019 com a presentação da Implementação da Caderneta da Pessoa nos Centros de Centros pelo público alvo da capacitação
Resultados
Repercussões no processo de trabalho: 1. As equipes passam a pensar minimamente no planejamento do cuidado ao idoso: - Critérios para preenchimento gradual da caderneta, aproveitando espaços/tempo para entrega ao idoso: frequência do idoso ao Centro de Saúde, idoso restrito ao domicilio, idoso que tem convênios, visita Domiciliar, equipe Saúde da Família, NASF. - Implementar um sistema de preenchimento de dados (da ficha espelho) direto no computador, estipular uma quantidade de cadernetas que deverá ser preenchida por mês para cada equipe, fazer ações nos centros de saúde mostrando e explicando a importância da caderneta do idoso. 2. No processo de trabalho/cuidado: sempre que um idoso for passar por uma consulta, caso esse idoso não possua ainda a caderneta, oferecer a ele, explicando as vantagens da caderneta, enfatizar a importância da Caderneta de Saúde ser apresentada sempre no momento da consulta ou em casos de emergência/urgência 3. A comunicação com a pessoa idosa: abordagem aos que são bem esclarecidos e outros que precisaram da ajuda de um acompanhante para fornecer informações de saúde 4. Aprendizagem das equipes: a importância da caderneta para o idoso e para a EqSF, propor mutirão para preenchimento da caderneta para todos os idosos do Centro de Saúde, o profissional deve verificar em toda consulta se as vacinas estão em dia e orientar o idoso sobre a importância da vacinação enquanto prevenção.

Ficha técnica

Município:
BELO HORIZONTE
Instituição Responsável:
Núcleo de Educação Permanente da Diretoria Regional de Saúde Noroeste da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Coordenação da experiência:
Maria Teresinha de Oliveira Fernandes
Email da coordenação:
mariateresinha@pbh.gov.br
Telefone institucional:
(31) 3246-7034
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Parceiros:
Programa De Residência Multiprofissional Em Atenção Básica / Saúde Da Família Da Secretaria Municipal De Saúde De Belo Horizonte
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Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br