Identificação da Experiência

Driblando o isolamento e o distanciamento social. O protagonismo do setor de Fisioterapia do Município de Ribeirão Bonito para ofertar informação, atendimentos e atividades em grupo para idosos através do uso das Tecnologias Digitais durante a pandemia.

Ano da experiência : 
2020
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Ribeirão Bonito
Instituição Responsável: 
Diretoria Municipal de Saúde
Parceiros: 
A vigilância Epidemiológica e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) tiveram papel fundamental em auxiliar o contato com os idosos e disseminar as informações.
Coordenação da experiência: 
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Telefone institucional: 
(16) 3344-1488
Email da coordenação: 
saude@ribeiraobonito.sp.gov.br

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Isolamento Social e Distanciamento Social

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam os grupos terapêuticos da fisioterapia com as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade de Ribeirão Bonito. Soma-se o isolamento social, imposto pela pandemia, temos um grande impacto na autonomia e qualidade de vida dos indivíduos, levando à prejuízos físicos como a diminuição da mobilidade e incapacidade funcional, e também prejuízos psicológicos como medo, insegurança e a depressão. Foi preciso inovar, fazer algo novo. Sendo assim, com a necessidade de manter o isolamento social e distanciamento social e também de cuidado, foi preciso se apropriar do conhecimento de Tecnologias Digitais e com ele orientar a população, trazer informações claras, baseadas em evidências, bem como ofertar serviços e assim contribuir para que esta população tivesse acesso ao cuidado, sem que necessitasse sair de suas casas se expondo ao risco de contaminação.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
* Entrar em contato com a terceira Idade atendida e reunir a Terceira Idade atendida em grupos de WhatsApp; * Divulgar informações de saúde pertinentes com a temática do envelhecimento e atitudes de saúde positivas durante a pandemia de Covid-19 e para isso é preciso: * Construir um material didático, baseado em evidências científicas. Montar folders, panfletos, impressos e também em PDF, para permitir divulgação digital. Disponibilizar este conteúdo em vídeo para o YouTube e redes sociais. * Se apropriar das tecnologias digitais disponíveis pensando no benefício e cuidado da população; * Divulgar as medidas de Higiene e proteção para prevenção do Contágio nos grupos de WhatsApp e redes sociais; * Divulgar a importância da realização de exercícios respiratórios para melhora da capacidade respiratória, bem como a melhora do emocional, nos grupos de WhatsApp e redes sociais; * Divulgar a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nos grupos de WhatsApp e redes sociais; * Divulgar informações pertinentes, de exercícios físicos e respiratórios para os pacientes positivos para covid, nos grupos de WhatsApp e redes sociais, bem como com a ajuda da Atenção básica e do Centro de Triagem; * Desmentir Fake News; * Divulgar informações a respeito da Vacinação; * Ofertar atendimentos de fisioterapia, para paciente em reabilitação pós covid, quando necessário, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; * Ofertar atividades como Yoga e Meditação, para terceira Idade, três vezes por semana, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; * Avaliar, após um ano, através de questionário digital os benefícios e dificuldades desta prática;

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Reunir 100% dos idosos atendidos em um grupo de WatsApp;
Divulgar informações de saúde pertinentes com a temática do envelhecimento e atitudes de saúde positivas durante a pandemia de Covid-19;
Ofertar atendimentos de fisioterapia, para Terceira Idade, para o tratamento de sequelas respiratórias e físicas advindas da infecção pelo Sars-Cov-2 (novo coronavírus), quando necessário, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta;
Ofertar atividades como Yoga e Meditação, para terceira Idade, três vezes por semana, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta;

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
A experiência era aberta a toda a Terceira Idade do município.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
O público alvo eram os homens e mulheres acima de 60 anos, independentes e participantes dos Grupos Terapêuticos da Fisioterapia, demais idosos interessados, bem como pacientes idosos com necessidades de reabilitação pós infecção pelo Sars-Cov-2.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A experiência foi divulgada pelo Departamento de Fisioterapia, com da ESF, bem como o departamento de vigilância epidemiológica que entraram em contato inicialmente através de visitas e telefonemas e depois através do WhatsApp e redes sociais.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Os idosos já participavam dos Grupos Terapêuticos da fisioterapia presencialmente antes da pandemia e, portanto foram o grupo escolhido para, inicialmente, participar desta atividade.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
200
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
- O grupo de WhatsApp reuniu mais de 80 participantes; - no Facebook a página teve mais de 500 curtidas; - alguns vídeos publicados atingiram mais de 255 visualizações; - cerca de 40 pessoas participaram assiduamente das atividades como Yoga e Meditação; - 8 idosos, pacientes crônicos, pós covid, puderam realizar fisioterapia através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta, sem precisar sair de suas casas.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
100
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
A falta de alfabetização e a pouca familiaridade com a tecnologia dificultou o acesso de muitos idosos. Sem contar que muitos idosos ainda não tem acesso ao celular e internet.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
• A construção do material didático foi realizada ao longo de todo o processo, sendo atualizada sempre que necessário, conforme a pandemia avançava e novas descobertas eram relatadas. Constava as medidas de higiene e proteção para prevenção do contágio. Informações sobre a realização de exercícios respiratórios e seus benefícios na saúde do pulmão e também na saúde mental. Informações para incentivar a prática de atividade física, ressaltando alguns benefícios como a melhora da imunidade e diminuição da inflamação, a redução do risco de co-morbidades, redução da gravidade e o risco de morte pelo Covid-19. A atividade física e as práticas respiratórias reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Desmentir Fake-news e já em 2021 informação a respeito dos benefícios da vacinação. Com o conteúdo definido era montado os folders, panfletos, tanto impressos, como também em PDF, para permitir divulgação digital. • Uso de Tecnologias digitais, já disponíveis, mas que ainda não faziam parte do cuidado. Um exemplo é a plataforma zoom, que é uma ferramenta de videoconferência para ambientes corporativos, com uma versão gratuita de livre acesso que suporta reuniões com até 100 participantes permitindo o encontro do grupo por um período de até 40 minutos. • O Departamento Municipal de saúde de Ribeirão Bonito, se organizou para disponibilizar dispositivo com câmera e acesso à internet, bem como imprimir material de apoio. • Entramos em contato com a população da Terceira Idade participante dos grupos Terapêuticos da Fisioterapia, cerca de 200 idosos, 10% da população idosa do município de Ribeirão Bonito, cadastrada nos nossos serviços, bem como demais interessados, que foram reunidos em grupos de WhatsApp; • Postar nos grupos de WhatsApp e redes sociais os seguintes pontos teóricos: as medidas de Higiene e proteção para prevenção do contágio; a importância da realização de exercícios respiratórios para melhora da capacidade respiratória, bem como a melhora do emocional e a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia. • Postar informações pertinentes, de exercícios físicos e respiratórios específicos para os pacientes positivos para covid, sintomáticos e assintomáticos, nos grupos de WhatsApp e redes sociais, estabelecer parceria com a Atenção básica e o Centro de Triagem de Síndromes Gripais; • Desmentir Fake News nos grupos de WhatsApp e redes sociais; • Postar informações a respeito da Vacinação nos grupos de WhatsApp e redes sociais; • Ofertar atendimentos de fisioterapia, para paciente em reabilitação pós covid, quando necessário, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; • Durante 40 minutos, de segunda, quarta e sexta, as 14:10, a fisioterapeuta ficava à disposição do grupo em uma sala virtual na plataforma Zoom, e de lá conduzia as práticas de Yoga e Meditação, supervisionando os participantes. • Ao final de um ano, os participantes assíduos foram convidados a responder um questionário on line, relatando os benefícios observados com a prática.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
O grande desafio da modalidade proposta é o uso da tecnologia e o acesso à internet. Para aqueles idosos que aceitaram o desafio, o uso do WhatsApp, Facebook e YouTube não representou tanto problema, pois já eram recursos de maior familiaridade do público alvo. Porém o aplicativo Zoom, deu bastante trabalho, no início muito dos idosos precisaram de ajuda dos profissionais e dos familiares para baixarem o aplicativo em seus celulares, tabletes ou computadores e para conseguirem participar das aulas em grupo on-line e dos atendimentos.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
• Material didático impresso e digital; • O grupo de WhatsApp reuniu mais de 80 participantes e no Facebook a página teve mais de 500 curtidas; • Divulgada a importância das medidas de Higiene e proteção para prevenção do contágio; a importância da realização de exercícios respiratórios para melhora da capacidade respiratória, bem como a melhora do emocional e a importância manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia, nas redes sociais como Whatsapp, Facebook e YouTube. Alguns vídeos publicados atingiram mais de 255 visualizações; • Com a parceria da Atenção básica e do Centro de Triagem de Síndromes Gripais estabelecida foi possível divulgada a importância da fisioterapia, da realização de exercícios físicos e respiratórios para os pacientes positivos para covid, sintomáticos e assintomáticos. Essas informações também foram divulgadas nos grupos de WhatsApp e redes sociais para atingir o maior número de pessoas, mesmo aquelas que não procuravam o serviço; • Esclarecimentos, nos grupos de WhatsApp e redes sociais, de algumas inverdades publicadas nas redes e também disseminadas pela população; • Divulgadas informações a respeito da Vacinação nos grupos de WhatsApp e redes sociais; • Mais de 18 pacientes crônicos, pós covid, puderam realizar fisioterapia através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta, sem precisar sair de suas casas. Dentro deste número 8 eram pacientes idosos. • Mais de 40 pessoas participaram assiduamente das atividades como Yoga e Meditação, sempre com a supervisão da fisioterapeuta. Estas práticas foram ofertadas três vezes por semana, ao longo da pandemia, através da plataforma zoom; • Mais de 94 % dos participantes relataram benefícios com as práticas de yoga e meditação on line, supervisionadas. Os benefícios relatados no questionário foram: Mais agilidade; menos dor no corpo; alegria, disposição, flexibilidade corporal, mente calma; melhora da auto- estima; melhora das dores musculares; melhoras no geral, sono, mobilidade e humor.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Um pouco mais de 80 idosos, 40% dos idosos que participavam assiduamente das atividades dos Grupos Terapêuticos da Fisioterapia foram reunidos em um grupo de WatsApp;
Divulgamos informações de saúde pertinentes com a temática do envelhecimento e atitudes de saúde positivas durante a pandemia de Covid-19.
Um total de 8 idosos receberam atendimentos de fisioterapia, para o tratamento de sequelas respiratórias e físicas advindas da infecção pelo Sars-Cov-2 (novo coronavírus), através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta, sem precisar sair.
40 idosos, cerca de 20% dos idosos participantes das atividades em Grupo presenciais, conseguiram participar da atividades on-line propostas, Yoga e Meditação, três vezes por semana, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta;
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
- Um pouco mais de 80 idosos reunidos em um grupo de WatsApp; - Um total de 8 idosos receberam atendimentos de fisioterapia, para o tratamento de sequelas respiratórias e físicas advindas da infecção pelo Sars-Cov-2 (novo coronavírus), através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta, sem precisar sair de suas casas. - Cerca de 40 idosos participaram das atividades em Grupo on-line, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta, 3 vezes por semana e até o envio deste trabalho completamos, mais de 20 meses de atividades, aproximadamente 240 aulas on-line. - Pensando na divulgação das mensagens de saúde o Facebook a página teve mais de 500 curtidas e alguns vídeos publicados atingiram mais de 255 visualizações;
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
A fisioterapia acompanhou de perto a implantação das atividades e ao final do primeiro ano submeteu os participantes à um questionamento on-line, para avaliar o impacto desta intervenção.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
O custo de implantação é baixo; Os grupos nas redes sociais permitem a divulgação de outros temas de saúde, são uma ótima ferramenta de educação; Os encontros on-line permitiram que a Terceira idade pudesse manter o convívio com seus pares e cuidar de sua saúde mesmo isoladas em suas casas, diminuindo o impacto do isolamento social. A iniciativa foi tão promissora, que mesmo agora com a volta do atendimentos presenciais, os grupos terapêuticos on-line serão mantidos e são um alternativa para aquelas idosas que tem dificuldade de chegar até os serviços e também que tem outros idosos ou crianças sob o seus cuidados, impedindo que deixem suas casas para irem até os atendimentos; Cerca de 68% das pessoas entrevistadas nunca antes tinham usado ferramentas digitais como o Zoom Mettings, e apesar da dificuldade inicial, 50% do público alvo ( 100 pessoas) conseguiu interagir com os recursos e assim manter seu cuidado em dia.
Quais as limitações da experiência?: 
A grande limitação da experiência é o fato dos idosos estarem apartados do mundo digital. Segundo o IBGE, cerca de 80 % dos idosos são considerados analfabetas digitais, devido a falta de instrução e de manejo com ferramentas tecnológicas para realizar atividades do cotidiano. É de grande importância realizar intervenções que permitam a inclusão digital destes idosos, visto que nossa realidade está cada vez mais dependendo destas habilidades. Sem contar que, para um idoso de baixa renda é difícil ter acesso à celulares que comportem os recursos utilizados, bem como manter à internet.
2020
-
Sudeste
Driblando o isolamento e o distanciamento social. O protagonismo do setor de Fisioterapia do Município de Ribeirão Bonito para ofertar informação, atendimentos e atividades em grupo para idosos através do uso das Tecnologias Digitais durante a pandemia.
Introdução
Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam os grupos terapêuticos da fisioterapia com as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade de Ribeirão Bonito. Soma-se o isolamento social, imposto pela pandemia, temos um grande impacto na autonomia e qualidade de vida dos indivíduos, levando à prejuízos físicos como a diminuição da mobilidade e incapacidade funcional, e também prejuízos psicológicos como medo, insegurança e a depressão. Foi preciso inovar, fazer algo novo. Sendo assim, com a necessidade de manter o isolamento social e distanciamento social e também de cuidado, foi preciso se apropriar do conhecimento de Tecnologias Digitais e com ele orientar a população, trazer informações claras, baseadas em evidências, bem como ofertar serviços e assim contribuir para que esta população tivesse acesso ao cuidado, sem que necessitasse sair de suas casas se expondo ao risco de contaminação.
Objetivos
* Entrar em contato com a terceira Idade atendida e reunir a Terceira Idade atendida em grupos de WhatsApp; * Divulgar informações de saúde pertinentes com a temática do envelhecimento e atitudes de saúde positivas durante a pandemia de Covid-19 e para isso é preciso: * Construir um material didático, baseado em evidências científicas. Montar folders, panfletos, impressos e também em PDF, para permitir divulgação digital. Disponibilizar este conteúdo em vídeo para o YouTube e redes sociais. * Se apropriar das tecnologias digitais disponíveis pensando no benefício e cuidado da população; * Divulgar as medidas de Higiene e proteção para prevenção do Contágio nos grupos de WhatsApp e redes sociais; * Divulgar a importância da realização de exercícios respiratórios para melhora da capacidade respiratória, bem como a melhora do emocional, nos grupos de WhatsApp e redes sociais; * Divulgar a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nos grupos de WhatsApp e redes sociais; * Divulgar informações pertinentes, de exercícios físicos e respiratórios para os pacientes positivos para covid, nos grupos de WhatsApp e redes sociais, bem como com a ajuda da Atenção básica e do Centro de Triagem; * Desmentir Fake News; * Divulgar informações a respeito da Vacinação; * Ofertar atendimentos de fisioterapia, para paciente em reabilitação pós covid, quando necessário, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; * Ofertar atividades como Yoga e Meditação, para terceira Idade, três vezes por semana, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; * Avaliar, após um ano, através de questionário digital os benefícios e dificuldades desta prática;
Metas
  1. Reunir 100% dos idosos atendidos em um grupo de WatsApp;
  2. Divulgar informações de saúde pertinentes com a temática do envelhecimento e atitudes de saúde positivas durante a pandemia de Covid-19;
  3. Ofertar atendimentos de fisioterapia, para Terceira Idade, para o tratamento de sequelas respiratórias e físicas advindas da infecção pelo Sars-Cov-2 (novo coronavírus), quando necessário, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta;
  4. Ofertar atividades como Yoga e Meditação, para terceira Idade, três vezes por semana, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta;
Público alvo
O público alvo eram os homens e mulheres acima de 60 anos, independentes e participantes dos Grupos Terapêuticos da Fisioterapia, demais idosos interessados, bem como pacientes idosos com necessidades de reabilitação pós infecção pelo Sars-Cov-2.
Divulgação
A experiência foi divulgada pelo Departamento de Fisioterapia, com da ESF, bem como o departamento de vigilância epidemiológica que entraram em contato inicialmente através de visitas e telefonemas e depois através do WhatsApp e redes sociais.
Número de participantes
100
Atividades
• A construção do material didático foi realizada ao longo de todo o processo, sendo atualizada sempre que necessário, conforme a pandemia avançava e novas descobertas eram relatadas. Constava as medidas de higiene e proteção para prevenção do contágio. Informações sobre a realização de exercícios respiratórios e seus benefícios na saúde do pulmão e também na saúde mental. Informações para incentivar a prática de atividade física, ressaltando alguns benefícios como a melhora da imunidade e diminuição da inflamação, a redução do risco de co-morbidades, redução da gravidade e o risco de morte pelo Covid-19. A atividade física e as práticas respiratórias reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Desmentir Fake-news e já em 2021 informação a respeito dos benefícios da vacinação. Com o conteúdo definido era montado os folders, panfletos, tanto impressos, como também em PDF, para permitir divulgação digital. • Uso de Tecnologias digitais, já disponíveis, mas que ainda não faziam parte do cuidado. Um exemplo é a plataforma zoom, que é uma ferramenta de videoconferência para ambientes corporativos, com uma versão gratuita de livre acesso que suporta reuniões com até 100 participantes permitindo o encontro do grupo por um período de até 40 minutos. • O Departamento Municipal de saúde de Ribeirão Bonito, se organizou para disponibilizar dispositivo com câmera e acesso à internet, bem como imprimir material de apoio. • Entramos em contato com a população da Terceira Idade participante dos grupos Terapêuticos da Fisioterapia, cerca de 200 idosos, 10% da população idosa do município de Ribeirão Bonito, cadastrada nos nossos serviços, bem como demais interessados, que foram reunidos em grupos de WhatsApp; • Postar nos grupos de WhatsApp e redes sociais os seguintes pontos teóricos: as medidas de Higiene e proteção para prevenção do contágio; a importância da realização de exercícios respiratórios para melhora da capacidade respiratória, bem como a melhora do emocional e a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia. • Postar informações pertinentes, de exercícios físicos e respiratórios específicos para os pacientes positivos para covid, sintomáticos e assintomáticos, nos grupos de WhatsApp e redes sociais, estabelecer parceria com a Atenção básica e o Centro de Triagem de Síndromes Gripais; • Desmentir Fake News nos grupos de WhatsApp e redes sociais; • Postar informações a respeito da Vacinação nos grupos de WhatsApp e redes sociais; • Ofertar atendimentos de fisioterapia, para paciente em reabilitação pós covid, quando necessário, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; • Durante 40 minutos, de segunda, quarta e sexta, as 14:10, a fisioterapeuta ficava à disposição do grupo em uma sala virtual na plataforma Zoom, e de lá conduzia as práticas de Yoga e Meditação, supervisionando os participantes. • Ao final de um ano, os participantes assíduos foram convidados a responder um questionário on line, relatando os benefícios observados com a prática.
Resultados
• Material didático impresso e digital; • O grupo de WhatsApp reuniu mais de 80 participantes e no Facebook a página teve mais de 500 curtidas; • Divulgada a importância das medidas de Higiene e proteção para prevenção do contágio; a importância da realização de exercícios respiratórios para melhora da capacidade respiratória, bem como a melhora do emocional e a importância manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia, nas redes sociais como Whatsapp, Facebook e YouTube. Alguns vídeos publicados atingiram mais de 255 visualizações; • Com a parceria da Atenção básica e do Centro de Triagem de Síndromes Gripais estabelecida foi possível divulgada a importância da fisioterapia, da realização de exercícios físicos e respiratórios para os pacientes positivos para covid, sintomáticos e assintomáticos. Essas informações também foram divulgadas nos grupos de WhatsApp e redes sociais para atingir o maior número de pessoas, mesmo aquelas que não procuravam o serviço; • Esclarecimentos, nos grupos de WhatsApp e redes sociais, de algumas inverdades publicadas nas redes e também disseminadas pela população; • Divulgadas informações a respeito da Vacinação nos grupos de WhatsApp e redes sociais; • Mais de 18 pacientes crônicos, pós covid, puderam realizar fisioterapia através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta, sem precisar sair de suas casas. Dentro deste número 8 eram pacientes idosos. • Mais de 40 pessoas participaram assiduamente das atividades como Yoga e Meditação, sempre com a supervisão da fisioterapeuta. Estas práticas foram ofertadas três vezes por semana, ao longo da pandemia, através da plataforma zoom; • Mais de 94 % dos participantes relataram benefícios com as práticas de yoga e meditação on line, supervisionadas. Os benefícios relatados no questionário foram: Mais agilidade; menos dor no corpo; alegria, disposição, flexibilidade corporal, mente calma; melhora da auto- estima; melhora das dores musculares; melhoras no geral, sono, mobilidade e humor.

Ficha técnica

Município:
Ribeirão Bonito
Instituição Responsável:
Diretoria Municipal de Saúde
Coordenação da experiência:
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Email da coordenação:
saude@ribeiraobonito.sp.gov.br
Telefone institucional:
(16) 3344-1488
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Isolamento Social e Distanciamento Social
Parceiros:
A vigilância Epidemiológica e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) tiveram papel fundamental em auxiliar o contato com os idosos e disseminar as informações.
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br