2014
-
Sul
De olho no risco para a pessoa idosa

Considerando que Caxias do Sul possui um total de 435.564 habitantes e desses 46.931 pessoas idosas (10%) (IBGE 2010); e considerando que no período de 2011 à 2013 foram realizadas 656 notificações de violência contra idosos, representando um percentual de 1,4%; e considerando que setores de atendimento à idosos apontam um número muito maior de atendimentos de negligência, maus-tratos e violência, indicando uma possível subnotificação, a Secretaria da Saúde, através do Setor da Atenção à Saúde, Núcleo do Adulto/Idoso elaborou um Manual e um Selo denominados “ De Olho no Risco”.

Concomitante ao manual, foi criado um selo para ser colado no prontuário do paciente a fim de identificar os idosos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A identificação dos prontuários desses idosos busca chamar a atenção dos profissionais quanto a situação de saúde em que se encontram. O selos são diferenciados por cores, sendo que cada cor representa uma condição de saúde: Selo Amarelo: identificação de violência (doméstica, sexual, e/ou outras violências);Selo Azul: identificação de idoso dependente (fisicamente e cognitivamente) com necessidades de cuidados permanentes; Selo Verde: identificação de idoso portador de doença crônica.

Ficha técnica


Município: 
Caxias do Sul, RS

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul


Coordenador da experiência: 
Juliana Adami

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(54) 3290-4553



Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br