Na figura do cuidador está depositada parte da responsabilidade pelo bem estar da pessoa idosa por ele cuidada. É também o cuidador que coloca em prática no dia a dia todas as orientações prescritas pelos profissionais de saúde que tratam esse idoso frágil.
Foi pensando nessa carga física e emocional vivida pela pessoa do cuidador que propusemos essa intervenção "Cuidando do cuidador e recebendo benefícios também para a pessoa cuidada¨, que aconteceu de março a julho de 2015 na ILPI Butantã.
Realizamos dois encontros semanais com os cuidadores num total de vinte encontros, com duas horas de duração cada, num dormitório adaptado da ILPI. O horário das 16h às 18h foi escolhido por contemplar os dois turnos, o diurno e o noturno.Participaram desses encontros 20 de um total de 60 funcionários da instituição.
Nas três primeiras semanas só trabalhamos com os funcionários. Na quarta semana iniciamos uma classificação dos 59 moradores quanto à independência motora e autonomia. Identificamos 14 moradores que conseguiriam ir sem ajuda para uma oficina de Tai Chi que acontece no CECCO Previdência, que é vizinho dessa ILPI.
A partir da sexta semana, demos início a quatro oficinas, danças circulares, bingo recreativo, memória e ateliê de artes plásticas que aconteceram no refeitório da ILPI com os terapeutas ocupacionais do CECCO Previdência.
Na segunda quinzena do mês de maio todas essas ações aconteciam ao mesmo tempo com os moradores e funcionários. Para aqueles que tiveram o privilégio de ver e sentir, os resultados foram a alegria e o bem estar de conviver. Todas as ações e cuidados que dispensamos a uma parte dos funcionários e moradores da ILPI refletiu em benefícios de convivência para todas as pessoas dessa instituição.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br