2015
-
Sudeste
Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento
Programa Interdisciplinar de Promoção à saúde e Qualidade de Vida do idoso

O Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento-CEMPE, foi  consequência do sucesso do Programa Renascer existente desde 1995 cujo objetivo era  construir um espaço, dentro do SUS, que possibilitasse a promoção da saúde e compreensão do ato de envelhecer, a partir do convívio com cerca de 160  idosos que frequentavam o Hospital Universitário. Visando ampliar e fortalecer esta experiência, em 2007, a UNIRIO apresentou à  Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação-SESu - MEC a proposta de criação deste Centro tendo como fundamento as políticas nacionais de saúde da pessoa idosa. Ele foi concebido como um projeto inovador, com o objetivo de disponibilizar a todos os grupos de pesquisa e extensão sobre envelhecimento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO um ambiente integrado, que propiciasse a atuação conjunta desses grupos. Considera a conjugação de saberes um estímulo para a concretização do potencial criativo e inovador dos trabalhos.

Inaugurado em outubro de 2007, o CEMPE está localizado no Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, em uma área de 655 metros quadrados, onde estão disponíveis quatro salas para atendimento, uma sala para pesquisa e pós-graduação, um espaço para reuniões técnicas e um anfiteatro para 150 pessoas, onde são desenvolvidas ações de extensão. Todo o projeto de engenharia foi estruturado a partir dos princípios da acessibilidade.

Mais do que uma estrutura física, o CEMPE contempla o desenvolvimento do conhecimento e da diversidade ao viabilizar a possibilidade de construir conhecimentos, a partir da integração de vários campos de atuação.

Além das produções acadêmicas relacionadas ao processo do envelhecimento e à saúde e qualidade de vida na terceira idade, é importante ressaltar a ampliação do número de idosos participantes e o impacto das diversas ações do CEMPE na vida deles, na elevação de sua autoestima, na descoberta de suas potencialidades e nas suas relações intergeracionais. É, assim, um espaço para produzir ciência com criatividade, com conteúdos de alta qualidade, compatíveis e aplicáveis à realidade.

 

Ficha técnica


Município: 
Rio de Janeiro, RJ

Instituição Responsável: 
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO


Coordenador da experiência: 
Malvina Tania Tuttman, Maria Lucia Carneiro, Marta Cristina Cardoso Ayres Neves, Maria Tercia Ferreira Barroso Pereira Malta

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
021 22643406

Beneficiados: 
300 idosos, estudantes, pesquisadores e profissionais



> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br