Identificação da Experiência

Comunicação que transforma

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
João Pessoa
Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de João Pessoa- Serviço de atendimento domiciliar (SAD)
Coordenação da experiência: 
Sandra Karla dos Santos Menezes
Telefone institucional: 
(83) 9998-17807
Email da coordenação: 
sandrakarla@hotmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Educação e Comunicação em Saúde

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
A Covid-19 pode ser caracterizada através da diversidade de órgãos e sistemas que a mesma afeta. Pacientes com Covid-19 apresentam um conjunto de sinais e sintomas muito complexos no campo neurológico, visto que a doença pode causar lesões em várias áreas do sistema nervoso, sendo capaz de afetar diferentes funções. Como se não bastasse, a infecção causa dispneia ou hipóxia, o que reduz a capacidade dos pulmões de fornecer oxigênio suficiente aos órgãos, incluindo o cérebro. Pode levar a um aumento dos fatores de coagulação do sangue no corpo (hipercoagulação), podendo originar coágulos que podem vir a causar danos cerebrais, como os observados em um derrame. Pode-se dizer ainda que a pandemia da Covid-19 trouxe consigo a ausência de contato visual e estímulos cognitivos à vida de muitas pessoas e principalmente de muitos idosos. Em alguns casos, inclusive, é fator de risco para o desenvolvimento de demência, como também, pode desencadear diversos distúrbios neurológicos. O que se pode afirmar é que houve um grande impacto negativo da pandemia sobre a saúde cognitiva de muitos pacientes idosos. Logo, o grande desafio dessa pandemia é proporcionar uma abordagem diferenciada e intervenções adequadas às pessoas idosas acamadas, que considerem a diversidade de estados funcionais e características de saúde específicas dessa população, e não apenas a idade cronológica. A motivação de implementação deste projeto teve como ponto de partida as dificuldades de comunicação apresentadas pelos idosos acamados pós covid-19. Portanto, a comunicação efetiva é importante no atendimento das necessidades desses idosos, assim como facilita a comunicação com o cuidador e profissionais de saúde do SAD. Esta experiência está sendo uma oportunidade única de garantir que as mudanças necessárias sejam implementadas nas residências de cada paciente deste Serviço de saúde para que nossa sociedade e instituições públicas e privadas ofereçam às populações idosas a transformação necessária em seus cuidados, para que possam alcançar uma vida mais longa e saudável.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
1. Identificar os idosos acamados com sequelas de Covid-19 com alterações na comunicação; 2. Capacitar cuidadores a manter uma comunicação eficaz com os idosos afásicos; 3. Oferecer mais momentos de vida saudável e prazerosa através da comunicação; 4. Orientar os cuidadores quanto a estimulação cognitiva na rotina dos dos idosos; 5. Capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde do SAD como multiplicadores para uma comunicação efetiva com os cuidadores para com os idosos.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
1. Distribuir folders de orientação sobre os aspectos e estratégias que facilitam a comunicação do paciente afásico idoso pós covid-19;
2. Criar estratégias de comunicação alternativa que possam abranger funções cognitivas, linguagem verbal e compreensiva;
3. Realizar orientações aos cuidadores, familiares, profissionais de saúde (equipe multidisciplinar) a cerca de estratégias que facilitam o processo de comunicação.
4. Promover a estimulação cognitiva com os idosos acamados com auxílio da equipe interdisciplinar;

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
A experiência teve início em julho/21 e ainda se encontra em pleno funcionamento. Foi desenvolvida no serviço de atenção domiciliar em todo território abrangente do município de João Pessoa na Paraíba.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Os idosos participantes dessa experiência foram idosos acometidos por Covid-19, assim como cuidadores desses idosos e toda a Equipe Multiprofissional do Serviço do SAD do Município de João Pessoa.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Entrega de folders e realização de oficinas com palestras educativas na presença de toda a equipe multiprofissional. A divulgação da experiência também foi realizada no portal do site da Prefeitura Municipal de Joao Pessoa.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Foram selecionados apenas os idosos acamados com sequelas de covid-19 atendidos pelo SAD.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
120
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Com 1 ano de atividade da presente experiência foram incluídos 33 idosos acamados.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
20
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Dentro desse processo, aconteceram as altas clínicas pelo processo evolutivo da doença a que foram acometidos ou por óbito. Dessa forma, os pacientes foram deixando de fazer parte da experiência.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
A experiência foi realizada inicialmente em junho/21 com a realização de uma oficina intitulada “Comunicação que transforma”, na Sede do SAD-JP, envolvendo os núcleos de Fonoaudiologia e Psicologia do SAD, onde foi abordado a temática da Afasia no idoso no pós covid-19 (o que é afasia? características das pessoas com afasia, como é a afasia para o afásico e as orientações de como falar com um afásico). A metodologia utilizada para explorar a temática foi o uso de uma dinâmica com os grupos para que os mesmos apresentassem a comunicação através de mímicas, assim como a distribuição dos folders explicativos. A educação permanente foi ministrada por todos os profissionais da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo utilizado 01 aparelho de data show e 01 notebook para apresentação de slides que contemplou a implantação de melhorias no processo de comunicação entre profissional de saúde-cuidador-idoso no período pós covid-19. Observa-se uma grande melhoria na comunicação dos profissionais da equipe do serviço de atenção domiciliar diante do processo de trabalho com familiares e cuidadores dos idosos do programa. Segundo os atores envolvidos, a convivência se tornou mais “leve” e a comunicação mais eficaz, respeitosa e compreensiva.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
O envelhecimento saudável se faz necessário no atual momento, já que essa população corresponde a maior parcela vulnerável às consequências da contaminação pelo corona vírus. Portanto, são necessárias intervenções quanto a saúde do idoso acamado nesse período pandêmico, fornecendo opções da continuidade da qualidade de vida. Os resultados obtidos nessa experiência devem-se dar através de readequações nas funções cognitivas, colocando-se em prática vivências de comunicação e socialização com o idoso acamado de forma efetiva, além de atenção às questões emocionais daquele que vivenciou a volta à vida após uma doença pandêmica de alto risco de morte e sequelas funcionais consideráveis. A experiência se mostrou um instrumento de importante relevância para os cuidadores, pacientes e para os profissionais que lidam com os idosos pós covid-19 desse serviço e a partir desta preconiza-se a ampliação de métodos de promoção, prevenção e conhecimento em Saúde do Idoso que englobem a tríade idoso-cuidador-profissional de saúde.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Readequações nas funções cognitivas, colocando-se em prática vivências de comunicação e socialização com o idoso acamado de forma efetiva, além de atenção às questões emocionais daquele que vivenciou a volta à vida após doença e sequelas funcionais
Importante relevância para os cuidadores, pacientes e para os profissionais que lidam com os idosos pós covid-19 desse serviço
Ampliação de métodos de promoção, prevenção e conhecimento em Saúde do Idoso que englobem a tríade idoso-cuidador-profissional de saúde.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Essa experiência beneficiou um quantitativo de 33 idosos acamados no pós covid-19 que fazem parte do serviço de atendimento domiciliar da Prefeitura de João Pessoa, tendo alcançado aproximadamente 40% do número total de idosos acamados beneficiados até a presente data. 100% profissionais do SAD/JP foram capacitados quanto a melhor forma de comunicação com os idosos afásicos no pós covid-19 para que os mesmos se tornassem multiplicadores da experiência em cada domicílio visitado pelo Serviço.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Mensal
Quais os pontos positivos da experiência?: 
A experiência se mostrou um instrumento de importante relevância para os cuidadores, pacientes e para os profissionais que lidam com os idosos pós covid-19 desse serviço e a partir desta preconiza-se a ampliação de métodos de promoção, prevenção e conhecimento em Saúde do Idoso que englobem a tríade idoso-cuidador-profissional de saúde. Os cuidadores foram conscientizados da necessidade de readequações nas funções cognitivas, assim como todos os personagens dessa experiência foram sensibilizados para as vivências de comunicação e socialização com o idoso acamado de forma efetiva.
2021
-
Nordeste
Comunicação que transforma
Introdução
A Covid-19 pode ser caracterizada através da diversidade de órgãos e sistemas que a mesma afeta. Pacientes com Covid-19 apresentam um conjunto de sinais e sintomas muito complexos no campo neurológico, visto que a doença pode causar lesões em várias áreas do sistema nervoso, sendo capaz de afetar diferentes funções. Como se não bastasse, a infecção causa dispneia ou hipóxia, o que reduz a capacidade dos pulmões de fornecer oxigênio suficiente aos órgãos, incluindo o cérebro. Pode levar a um aumento dos fatores de coagulação do sangue no corpo (hipercoagulação), podendo originar coágulos que podem vir a causar danos cerebrais, como os observados em um derrame. Pode-se dizer ainda que a pandemia da Covid-19 trouxe consigo a ausência de contato visual e estímulos cognitivos à vida de muitas pessoas e principalmente de muitos idosos. Em alguns casos, inclusive, é fator de risco para o desenvolvimento de demência, como também, pode desencadear diversos distúrbios neurológicos. O que se pode afirmar é que houve um grande impacto negativo da pandemia sobre a saúde cognitiva de muitos pacientes idosos. Logo, o grande desafio dessa pandemia é proporcionar uma abordagem diferenciada e intervenções adequadas às pessoas idosas acamadas, que considerem a diversidade de estados funcionais e características de saúde específicas dessa população, e não apenas a idade cronológica. A motivação de implementação deste projeto teve como ponto de partida as dificuldades de comunicação apresentadas pelos idosos acamados pós covid-19. Portanto, a comunicação efetiva é importante no atendimento das necessidades desses idosos, assim como facilita a comunicação com o cuidador e profissionais de saúde do SAD. Esta experiência está sendo uma oportunidade única de garantir que as mudanças necessárias sejam implementadas nas residências de cada paciente deste Serviço de saúde para que nossa sociedade e instituições públicas e privadas ofereçam às populações idosas a transformação necessária em seus cuidados, para que possam alcançar uma vida mais longa e saudável.
Objetivos
1. Identificar os idosos acamados com sequelas de Covid-19 com alterações na comunicação; 2. Capacitar cuidadores a manter uma comunicação eficaz com os idosos afásicos; 3. Oferecer mais momentos de vida saudável e prazerosa através da comunicação; 4. Orientar os cuidadores quanto a estimulação cognitiva na rotina dos dos idosos; 5. Capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde do SAD como multiplicadores para uma comunicação efetiva com os cuidadores para com os idosos.
Metas
  1. 1. Distribuir folders de orientação sobre os aspectos e estratégias que facilitam a comunicação do paciente afásico idoso pós covid-19;
  2. 2. Criar estratégias de comunicação alternativa que possam abranger funções cognitivas, linguagem verbal e compreensiva;
  3. 3. Realizar orientações aos cuidadores, familiares, profissionais de saúde (equipe multidisciplinar) a cerca de estratégias que facilitam o processo de comunicação.
  4. 4. Promover a estimulação cognitiva com os idosos acamados com auxílio da equipe interdisciplinar;
Público alvo
Os idosos participantes dessa experiência foram idosos acometidos por Covid-19, assim como cuidadores desses idosos e toda a Equipe Multiprofissional do Serviço do SAD do Município de João Pessoa.
Divulgação
Entrega de folders e realização de oficinas com palestras educativas na presença de toda a equipe multiprofissional. A divulgação da experiência também foi realizada no portal do site da Prefeitura Municipal de Joao Pessoa.
Número de participantes
20
Atividades
A experiência foi realizada inicialmente em junho/21 com a realização de uma oficina intitulada “Comunicação que transforma”, na Sede do SAD-JP, envolvendo os núcleos de Fonoaudiologia e Psicologia do SAD, onde foi abordado a temática da Afasia no idoso no pós covid-19 (o que é afasia? características das pessoas com afasia, como é a afasia para o afásico e as orientações de como falar com um afásico). A metodologia utilizada para explorar a temática foi o uso de uma dinâmica com os grupos para que os mesmos apresentassem a comunicação através de mímicas, assim como a distribuição dos folders explicativos. A educação permanente foi ministrada por todos os profissionais da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo utilizado 01 aparelho de data show e 01 notebook para apresentação de slides que contemplou a implantação de melhorias no processo de comunicação entre profissional de saúde-cuidador-idoso no período pós covid-19. Observa-se uma grande melhoria na comunicação dos profissionais da equipe do serviço de atenção domiciliar diante do processo de trabalho com familiares e cuidadores dos idosos do programa. Segundo os atores envolvidos, a convivência se tornou mais “leve” e a comunicação mais eficaz, respeitosa e compreensiva.
Resultados
O envelhecimento saudável se faz necessário no atual momento, já que essa população corresponde a maior parcela vulnerável às consequências da contaminação pelo corona vírus. Portanto, são necessárias intervenções quanto a saúde do idoso acamado nesse período pandêmico, fornecendo opções da continuidade da qualidade de vida. Os resultados obtidos nessa experiência devem-se dar através de readequações nas funções cognitivas, colocando-se em prática vivências de comunicação e socialização com o idoso acamado de forma efetiva, além de atenção às questões emocionais daquele que vivenciou a volta à vida após uma doença pandêmica de alto risco de morte e sequelas funcionais consideráveis. A experiência se mostrou um instrumento de importante relevância para os cuidadores, pacientes e para os profissionais que lidam com os idosos pós covid-19 desse serviço e a partir desta preconiza-se a ampliação de métodos de promoção, prevenção e conhecimento em Saúde do Idoso que englobem a tríade idoso-cuidador-profissional de saúde.

Ficha técnica

Município:
João Pessoa
Instituição Responsável:
Prefeitura Municipal de João Pessoa- Serviço de atendimento domiciliar (SAD)
Coordenação da experiência:
Sandra Karla dos Santos Menezes
Email da coordenação:
sandrakarla@hotmail.com
Telefone institucional:
(83) 9998-17807
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Educação e Comunicação em Saúde
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