2014
-
Norte
Capacitar para melhor cuidar da população tocantinense com síndrome demencial
experiências regionalizadas

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Área Técnica Saúde do Idoso, preocupada com o crescimento da população idosa do Tocantins e com os quadros de demência ainda pouco divulgados e diagnosticados, vem desenvolvendo ações que visam assistir de forma integral e resolutiva a população idosa que padece de quadros demências decorrentes de doenças crônicas ou do processo de envelhecimento fisiológico. Para a realização da referida ação, a Área Técnica Saúde do Idoso buscou a parceria do Ministério da Saúde para celebração do Convênio “Aprendendo a Cuidar de Idosos com Síndrome Demencial”.

A primeira ação do projeto foi de capacitar profissionais da saúde, preferencialmente da Estratégia de Saúde da Família/ESF e Núcleo de Apoio a Saúde da Família/NASF, entre outros profissionais para que estes fossem multiplicadores regionais do Estado do Tocantins. Após a capacitação dos multiplicadores, iniciou-se as oficinas regionalizadas, as mesmas já aconteceram em 7(sete) das 8(oito) Regiões de Saúde do Estado do Tocantins. O processo de capacitação dos multiplicadores contou com a participação de toda a equipe da Área Técnica de Saúde do Idoso, que teve a oportunidade de ampliar os seu conhecimento na área das demências, contribuindo para que alguns destes profissionais atuassem posteriormente como multiplicadores de algumas oficinas, além de desempenharem o papel de apoiadores das mesmas.

Ressaltamos que em todos os processos educacionais realizados houve a presença constante de pelo menos um representante estadual da Área Técnica. O referencial teórico empregado nas oficinasfoi as bibliografias atualizadas em geriatria e gerontologia que abordam as especificidades e necessidades no que se refere ao estado de saúde e bem estar dos que vivenciam o processo de envelhecimento com o enfoque nas síndromes demências, de forma a contribuir com a prevenção da doença, a recuperação da saúde e a manutenção da capacidade funcional do idoso com demência , apoio ao familiar e ao cuidador.

O resultado da experiência em realizar oficinas regionalizadas tem sido positivo, e a temática escolhida é de grande relevância para a atenção à saúde do idoso. As oficinas transcorreram de maneira satisfatória, houve espaço para troca de experiências, participação e integração dos profissionais e facilitadores de forma a contribuir para a melhoria da assistência e atenção ao segmento populacional idoso com quadros demenciais, no que se refere principalmente aos aspectos sociais e de saúde. Diante da realização das atividades propostas para o alcance das etapas contempladas no plano de trabalho, já foram capacitados 235 profissionais em todo o Estado do Tocantins, até o mês de setembro de 2014. Para tanto foram realizadas 1 oficina para multiplicadores e 7 oficinas regionalizadas que contribuiu para a qualificação de profissionais e o empoderamento dos mesmos com a temática apresentada, uma vez que estes puderam receber informações indispensáveis para a qualificação dos serviços oferecidos e, conseqüentemente para, o desenvolvimento de ações, voltada para uma atenção integral, resolutiva e acolhedora ao segmento populacional idoso.Considera-se que as ações realizadas causaram um impacto significativo na qualidade da atenção e assistência prestada pelos profissionais da Atenção Basica, cuidadores de idosos das ILPI’s e demais profissionais que trabalham com o segmento idoso nos municípios do Estado. Pois, pode-se perceber que o principal impacto causado no desenvolvimento do projeto foi o despertar dos profissionais para a necessidade de aprofundamento na temática “demência em idosos”, pois ainda se observa alguns casos de preconceito em relação ao idoso com demência , o qual ocorre muitas vezes por falta de informação da sociedade e de uma equipe de saúde que não entende demência como aspecto relevante em saúde publica a capacitação de vários profissionais de saúde, oportunizou uma disseminação maior do tema e uma oportunidade de diagnóstico precoce de possíveis quadros clínicos.

 

Ficha técnica


Município: 
TO

Instituição Responsável: 
Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins

Parceiros: 
Ministério da Saúde

Coordenador da experiência: 
Wanira Brito Soares

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(63) 3218-1789

Beneficiados: 
235 profissionais


Categoria da experiência: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br