Identificação da Experiência

Atendimento humanizado às pessoas idosas restritas ao leito ou com mobilidade reduzida.

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Vitória
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de Vitória - Unidade Básica de Saúde de Jardim Camburi
Parceiros: 
Servidores da Unidade básica de Saúde e rede de apoio assistencial quando necessário (CRAS, CREAS, CRAI) Lia Nuermberg – Médica
Coordenação da experiência: 
Deni Lopes Costalonga
Telefone institucional: 
(27) 3138-8130
Email da coordenação: 
ssusjcamburi@correio1.vitoria.es.gov.br

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O que nos levou a essa prática foi a grande demanda apresentada no território de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Camburi por atendimento a pacientes acamados ou com mobilidade reduzida. A Unidade de Saúde está localizada em uma área do município que é a região mais populosa. Temos 13.506 idosos cadastrados, sendo 8271 mulheres e 5.235 homens (Fonte: SIG RBE, 28/04/2022). Desse total, 195 são acamados ou restritos ao lar de acordo com levantamento feito no ano de 2021 para realização da vacinação em domicílio. A UBS Jardim Camburi ainda não é contemplada com equipes de Saúde da Família e/ou de Agentes Comunitários de Saúde. Assim como ocorre nas demais UBS o atendimento domiciliar faz parte das atribuições da equipe e, de acordo a Portaria nº 2488 de 21/10/2011, procuramos realizar essa assistência domiciliar, acolhendo os usuários e verificando sua especificidade. Durante o atendimento domiciliar é possível identificar a real necessidade do paciente e seu grupo familiar e/ou cuidador direto. A partir desse conhecimento levamos o caso para discussão em matriciamento com equipe multidisciplinar e então direcionamos os devidos encaminhamentos.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
- Ofertar assistência multiprofissional e humanizada às pessoas idosas acamadas ou restritas ao lar residentes na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde de Jardim Camburi; - Oferecer retaguarda especializada em saúde às pessoas idosas acamadas ou restritas ao lar, por meio de articulação em rede com a equipe de matriciamento do Centro de referência de Atendimento ao Idoso ; - Orientar o familiar nas dificuldades apresentadas em relação aos cuidados, tratos sociais, situação econômica e vínculo familiar para organização do cuidado em domicílio -oferecer atendimento que permita uma melhor qualidade de vida do paciente, familiar e/ou cuidador. - Capacitar o familiar/cuidador nos cuidados diários ao paciente.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Realizar atendimento domiciliar de 02 pessoas idosas por semana;
Realizar orientação para o cuidado diário do paciente para 100% das famílias e cuidadores atendidos;
Realizar a escuta qualificada das necessidades de saúde, proporcionando um atendimento humanizado
Viabilizar os atendimentos necessários para o tratamento/acompanhamento do paciente.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
Essa prática é desenvolvida no bairro Jardim Camburi-Vitória/ES, área de abrangência desta Unidade de Saúde.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
O nosso público são as pessoas idosas acamadas ou com mobilidade reduzida, residentes na área de abrangência da UBS Jardim Camburi.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Não há uma divulgação através de informativos, os casos são identificados a partir da demanda espontânea do familiar do paciente que procura a UBS solicitando esse atendimento, ou por meio da identificação dos casos em reuniões de matriciamento ou com a r
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
A partir do histórico de saúde da pessoa idosa
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
104
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Ano 2021: 48 pessoas idosas, sendo realizadas 50 visitas domiciliares/ano Ano 2020: 26 pessoas idosas, sendo realizadas 35 visitas domiciliares/ano Ano 2019: 70 pessoas idosas, sendo realizadas 86 visitas domiciliares/ano
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
207
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
- Quadro está estabilizado - Em acompanhamento na rede de saúde - Por mudança de domicílio - Por morte

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
As visitas são realizadas pela enfermeira e assistente social, e em seguida discutido em matriciamento. Se a situação for mais urgente e não puder esperar a data do matriciamento (mensal), então procuramos providenciar a visita do médico da US ou mesmo uma visita compartilhada entre o médico da US e um médico do CRAI. A atividade realizada consiste no atendimento inicial na US, seja pela assistente social, enfermeiro ou médico. Geralmente quem vem solicitar o atendimento ao paciente é um familiar ou cuidador. Em um segundo momento realizamos a visita domiciliar (assistente social e enfermeira) para identificarmos melhor o caso. Então providenciamos os devidos encaminhamento, ou aguardar a discussão do caso em matriciamento ou já providenciarmos um atendimento médico caso o quadro seja mais urgente. Depois continuamos a acompanhar o processo por mais algum tempo até que seja possível a alta do acompanhamento.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
A dificuldade maior encontrada é a não disponibilidade de um profissional médico com mais frequência. Ou seja, a possibilidade dele estar presente na maioria das visitas que realizamos. Como informamos anteriormente, a nossa US não possui ESF e por isso precisamos contar com um médico da rotina da US, solicitamos à direção a disponibilidade dele para uma dada situação, ou seja, fechar sua agenda na US para a realização da visita domiciliar. Outra dificuldade é que devido à grande demanda por especialidades, especialmente a geriatria, os agendamentos costumam não ser tão rápidos quanto gostaríamos, ainda assim, com essa forma de trabalho conseguimos agilizar algumas prioridades.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
É possível observar uma melhora no quadro do paciente a partir dos atendimentos clínicos e social realizados. Muitos pacientes relatam que só pelo fato de já receberem a nossa visita sentem-se acolhidos e visíveis para o Sistema de Saúde. Sentem-se mais acolhidos e esperançosos com relação ao que demandam. Nos casos de pacientes restritos ao leito que apresentam úlcera de pressão, por exemplo, as orientações quanto aos cuidados com os curativos, sobre as posições do paciente ao leito e manuseios dos insumos são de suma importância para o processo de cicatrização. A enfermeira realiza o procedimento ao mesmo tempo que ensina ao familiar/curador. Àqueles pacientes com mobilidades reduzidas, enquanto aguardam o agendamento para sessões de fisioterapia, por exemplo, procuramos levar um fisioterapeuta do CRAI para fazer as orientações necessárias a fim de evitar maiores danos à sua recuperação. Até o cuidador é orientado a como proceder junto ao paciente para evitar danos à sua própria saúde física. Quanto às situações de conflitos familiares, o apoio da rede de serviços se torna fundamental pois uma vez cuidando das fragilidades dos vínculos familiares se torna possível oferecer melhor cuidado ao paciente. Tais suportes podem ser de cunho econômicos, jurídico, clínico e psicológico.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
realizadas 50 visitas domiciliares no ano 2021
todas as famílias visitadas receberam as orientações necessárias
Todos as visitas foram atendidas
Todos os pacientes estão sendo atendidos, seja na UBS ou aguardando agendamento para especialidade
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Ano 2021: 48 pessoas idosas, sendo realizadas 50 visitas domiciliares/ano Ano 2020: 26 pessoas idosas, sendo realizadas 35 visitas domiciliares/ano Ano 2019: 70 pessoas idosas, sendo realizadas 86 visitas domiciliares/ano 100% dos casos demandados para a visita foram atendidos.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Mensalmente no matriciamento do idoso
Quais os pontos positivos da experiência?: 
É possível observar uma melhora no quadro do paciente a partir dos atendimentos clínicos e social realizados. Muitos pacientes relatam que só pelo fato de já receberem a nossa visita sentem-se acolhidos e visíveis para o Sistema de Saúde. Sentem-se mais acolhidos e esperançosos com relação ao que demandam.
Quais as limitações da experiência?: 
Indisponibilidade de um profissional médico com mais frequência. Ou seja, a possibilidade dele estar presente na maioria das visitas que realizamos. Outra dificuldade é que devido à grande demanda por especialidades, os agendamentos costumam não ser tão rápidos quanto gostaríamos, ainda assim, com essa forma de trabalho conseguimos agilizar algumas prioridades.
2021
-
Sudeste
Atendimento humanizado às pessoas idosas restritas ao leito ou com mobilidade reduzida.
Introdução
O que nos levou a essa prática foi a grande demanda apresentada no território de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Camburi por atendimento a pacientes acamados ou com mobilidade reduzida. A Unidade de Saúde está localizada em uma área do município que é a região mais populosa. Temos 13.506 idosos cadastrados, sendo 8271 mulheres e 5.235 homens (Fonte: SIG RBE, 28/04/2022). Desse total, 195 são acamados ou restritos ao lar de acordo com levantamento feito no ano de 2021 para realização da vacinação em domicílio. A UBS Jardim Camburi ainda não é contemplada com equipes de Saúde da Família e/ou de Agentes Comunitários de Saúde. Assim como ocorre nas demais UBS o atendimento domiciliar faz parte das atribuições da equipe e, de acordo a Portaria nº 2488 de 21/10/2011, procuramos realizar essa assistência domiciliar, acolhendo os usuários e verificando sua especificidade. Durante o atendimento domiciliar é possível identificar a real necessidade do paciente e seu grupo familiar e/ou cuidador direto. A partir desse conhecimento levamos o caso para discussão em matriciamento com equipe multidisciplinar e então direcionamos os devidos encaminhamentos.
Objetivos
- Ofertar assistência multiprofissional e humanizada às pessoas idosas acamadas ou restritas ao lar residentes na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde de Jardim Camburi; - Oferecer retaguarda especializada em saúde às pessoas idosas acamadas ou restritas ao lar, por meio de articulação em rede com a equipe de matriciamento do Centro de referência de Atendimento ao Idoso ; - Orientar o familiar nas dificuldades apresentadas em relação aos cuidados, tratos sociais, situação econômica e vínculo familiar para organização do cuidado em domicílio -oferecer atendimento que permita uma melhor qualidade de vida do paciente, familiar e/ou cuidador. - Capacitar o familiar/cuidador nos cuidados diários ao paciente.
Metas
  1. Realizar atendimento domiciliar de 02 pessoas idosas por semana;
  2. Realizar orientação para o cuidado diário do paciente para 100% das famílias e cuidadores atendidos;
  3. Realizar a escuta qualificada das necessidades de saúde, proporcionando um atendimento humanizado
  4. Viabilizar os atendimentos necessários para o tratamento/acompanhamento do paciente.
Público alvo
O nosso público são as pessoas idosas acamadas ou com mobilidade reduzida, residentes na área de abrangência da UBS Jardim Camburi.
Divulgação
Não há uma divulgação através de informativos, os casos são identificados a partir da demanda espontânea do familiar do paciente que procura a UBS solicitando esse atendimento, ou por meio da identificação dos casos em reuniões de matriciamento ou com a r
Número de participantes
207
Atividades
As visitas são realizadas pela enfermeira e assistente social, e em seguida discutido em matriciamento. Se a situação for mais urgente e não puder esperar a data do matriciamento (mensal), então procuramos providenciar a visita do médico da US ou mesmo uma visita compartilhada entre o médico da US e um médico do CRAI. A atividade realizada consiste no atendimento inicial na US, seja pela assistente social, enfermeiro ou médico. Geralmente quem vem solicitar o atendimento ao paciente é um familiar ou cuidador. Em um segundo momento realizamos a visita domiciliar (assistente social e enfermeira) para identificarmos melhor o caso. Então providenciamos os devidos encaminhamento, ou aguardar a discussão do caso em matriciamento ou já providenciarmos um atendimento médico caso o quadro seja mais urgente. Depois continuamos a acompanhar o processo por mais algum tempo até que seja possível a alta do acompanhamento.
Resultados
É possível observar uma melhora no quadro do paciente a partir dos atendimentos clínicos e social realizados. Muitos pacientes relatam que só pelo fato de já receberem a nossa visita sentem-se acolhidos e visíveis para o Sistema de Saúde. Sentem-se mais acolhidos e esperançosos com relação ao que demandam. Nos casos de pacientes restritos ao leito que apresentam úlcera de pressão, por exemplo, as orientações quanto aos cuidados com os curativos, sobre as posições do paciente ao leito e manuseios dos insumos são de suma importância para o processo de cicatrização. A enfermeira realiza o procedimento ao mesmo tempo que ensina ao familiar/curador. Àqueles pacientes com mobilidades reduzidas, enquanto aguardam o agendamento para sessões de fisioterapia, por exemplo, procuramos levar um fisioterapeuta do CRAI para fazer as orientações necessárias a fim de evitar maiores danos à sua recuperação. Até o cuidador é orientado a como proceder junto ao paciente para evitar danos à sua própria saúde física. Quanto às situações de conflitos familiares, o apoio da rede de serviços se torna fundamental pois uma vez cuidando das fragilidades dos vínculos familiares se torna possível oferecer melhor cuidado ao paciente. Tais suportes podem ser de cunho econômicos, jurídico, clínico e psicológico.

Ficha técnica

Município:
Vitória
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde de Vitória - Unidade Básica de Saúde de Jardim Camburi
Coordenação da experiência:
Deni Lopes Costalonga
Email da coordenação:
ssusjcamburi@correio1.vitoria.es.gov.br
Telefone institucional:
(27) 3138-8130
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
Parceiros:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br